Foi dada a largada para a 23a edição do BBB, que pela primeira vez na história do programa começa com uma dinâmica diferente: a Casa de Vidro. Novidade também nesta edição são os patrocinadores, 34 no total e a mudança que chamou a atenção de todo o mercado foi a saída da Americanas que permitiu a entrada do Mercado Livre em uma cota principal. A Tunad, primeira plataforma de moment marketing da América do Sul, aproveitou a oportunidade para calibrar sua plataforma e promover seu tradicional estudo exclusivo sobre o impacto da Casa de Vidro nos anunciantes.
Segundo o estudo, foram mais de 1 milhão de pesquisas a mais para as marcas patrocinadoras. Das 34 empresas, 14 tiveram aumento no número de buscas em comparação com a média de 8-13 semanas anteriores ao programa.
O principal destaque em número absoluto de pesquisas foi o TikTok, que aumentou em mais de 914 mil pesquisas no Google durante os dias da Casa de Vidro, em comparação com a média de longo prazo. O maior aumento de pesquisas pela marca por variação percentual foi da Hypera Pharma com 325%, com volume total de pesquisas, inferior a 5 mil buscas. Sendo assim, a Tunad considera como maior destaque no aumento de pesquisas por variação percentual a Ademicon, que teve um aumento em 89%, seguido pelo TikTok com 72%.
Vale ressaltar que muitas marcas ainda não tiveram uma exposição relevante, pois no período analisado o programa ainda não havia sido iniciado. O que foi possível observar é que algumas marcas como McDonald´s e Amstel não tiveram incremento de buscas no Google durante os dias da Casa de Vidro, em comparação com a média de longo prazo (a plataforma utiliza entre 8 e 13 semanas).
De acordo com Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, “as expectativas para o BBB 23 são de incrementos, seja em novidades como a Casa de Vidro, aumento do prêmio, assim como contextualização mais eficiente das marcas no programa. A maioria dos anunciantes segue a lista do ano passado, entretanto, este ano teremos um grande patrocinador estreando no BBB, o Mercado Livre que substituiu a Americanas. E lembro que Americanas teve o maior número de inserções de merchandising de 2022, com 23 ações, resultando em um incremento de recall de 9% para a marca. O programa é bastante dependente das interações entre as pessoas da casa. Se espera que em 2023 uma melhor escolha dos participantes resulte em um melhor recall para as marcas”.