A BlackRocks Startups – BRS, em parceria com a ABStartups, acaba de lançar em seu site (www.blackrocks.com.br/estudo/) o BlackOut – Mapa das Startups 2021, que busca conhecer a amplitude dos negócios tecnológicos liderados por pessoas negras de todo Brasil. Para participar, os interessados devem acessar o link acima, clicar no botão “Acesse aqui” e preencher as informações solicitadas. O objetivo é criar um mapeamento inédito, que promova o fortalecimento do ecossistema de startups com dados relevantes sobre os negócios.
Este, que é considerado o primeiro mapa de startups lideradas por pessoas negras no país, tem como benefícios ajudar a aumentar a visibilidade das startups participantes, atraindo investimentos e parceiros; promover visibilidade nacional, já que a base é utilizada como pesquisa para jornalistas, investidores, gestores públicos e grandes corporações; contribuir para fortalecer o ecossistema de startups e criação de políticas públicas e mecanismos que fortaleçam os empreendedores; além de facilitar a promoção da equidade racial no ecossistema de startups.
“Até hoje, depois de quase uma década que o ecossistema de startups existe no Brasil, não há dados suficientes sobre a maioria da população, ou seja, deixa-se de ter ações efetivas por não termos informações suficientes sobre segmento, regiões, maturidade dos negócios e etc. Este mapeamento é inédito e queremos trazer mais uma vez a discussão sobre o potencial da população negra, já que em março fizemos um estudo com foco nos agentes de investimento e aceleração que afirmaram não realizarem, em sua maioria, ações com este objetivo’, explica Maitê Lourenço, CEO da BRS.
O link para o mapeamento está disponível no site da BRS até dia 19 de setembro.