Martechs são startups que unem tecnologia de ponta com estratégias de marketing. Isso, com o objetivo de transformar o modo como as empresas geram valor para seus clientes. O Brasil já possui 727 soluções deste segmento. No último ano, essas startups atraíram US$ 199,8 milhões por meio de 30 rodadas de investimento. O volume foi bem semelhante ao investido em 2019, que somou US$ 199,7 milhões. Os dados são da primeira edição do Inside Martech Report, levantamento mensal realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da empresa de inovação aberta Distrito.
O mapeamento dividiu as startups do setor em quatro áreas de atuação. Diferente de outras verticais, estão bem equilibradas entre si. São elas: Advertising & Promotion (27,65%), startups que desenvolvem ferramentas para promoção, divulgação e exibição de marcas, produtos, serviços e campanhas; Commerce & Sales (25,86%), companhias que recolhem dados dos compradores, que utilizam inteligência de mercado e impulsionam motores de vendas; Social e Relationship (25,72%), soluções para áreas de relacionamento com clientes e marketing em redes sociais; Content & Experience (20,77%), empresas focadas em criar e distribuir conteúdo para atrair, reter e engajar o público.
“Temos percebido um grande amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro e com o mercado de advertising, marketing e publicidade não é diferente”, afirma David Laloum, sócio e CSO do Distrito. “Ao mesmo tempo em que o número de martechs não para de crescer, acontece um movimento paralelo de consolidação. Além disso, enxergamos que as grandes corporações — e até mesmo as maiores startups — estão adquirindo martechs como forma de alcançar mais consumidores e de uma maneira mais inteligente”, reforça.
No último ano, o mês de outubro foi o mais movimentado em relação aos investimentos no setor, chegando ao total de US$ 110,2 milhões. Grande parte deste montante – US$ 100 milhões – foi levantado pela startup Take, durante a maior rodada Séries A da história do mercado brasileiro. Vale ressaltar, ainda, que 90% dos investimentos nestas empresas ocorreram em estágios iniciais. Do total das 30 rodadas de investimento, 27 aconteceram nas categorias Anjo (2), Pré-Seed (8), Seed (11) e Séries A (6). Os outros três restantes foram cheques Séries C (2) e Séries D (1).
Olhando na perspectiva geográfica, 91,60% das martechs estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. O estado com o maior número de empresas deste setor é São Paulo, que possui 48,97% delas. Na sequência, Minas Gerais e Santa Catarina, com 11,83% e 8,53% de representatividade, respectivamente.
O Inside Martech Report também traz uma lista com as 22 fusões e aquisições que ocorreram no setor no último ano – número 83,3% superior ao volume de M&As realizados em 2019, que registrou 12 movimentações desta natureza.
O estudo traz ainda um panorama geral dos investimentos internacionais nas startups de marketing. A partir de uma extensa análise da indústria de Martech no Brasil e no exterior, o estudo aponta ainda para algumas tendências que devem ganhar espaço nos próximos anos, entre as quais a consolidação das plataformas e a criação de agência in house por grandes anunciantes.
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