Uma pesquisa realizada pela Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, mapeou o comportamento de compra dos usuários brasileiros para o Dia dos Pais, uma das datas que mais movimentam o mercado de varejo e comemorado no segundo domingo de agosto. De acordo com o levantamento, 54% dos respondentes consideram o preço acessível como um dos fatores decisivos para a escolha de um presente e pretendem gastar, em média, R$ 300, o que representa um aumento de 19,66% em comparação com a estimativa de 2023 para a data.
Além disso, 23% dos respondentes afirmaram já saber o que vão comprar para a data. Quando questionados sobre as categorias em que pretendem investir, moda está em primeiro lugar, com cerca de 50% das respostas (um crescimento de 2% em relação ao ano anterior), sendo que mais de 20% pretendem comprar calçados.
Apenas 22% pretendem comprar eletrônicos, e os demais vão optar por artigos esportivos e lazer (10%), saúde e beleza (10%), um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, acessórios para veículos (5%) e outras opções (4%).
*Fator decisivo na hora da compra*
Para Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee, os consumidores que querem garantir preços acessíveis precisam se programar para a compra e os vendedores devem aplicar descontos e promover itens relacionados. “Esse estudo nos mostra que, na hora de presentear, os usuários têm sido cada vez mais criteriosos quanto a comprar os produtos com maior valor agregado. Embora o preço acessível continue sendo crucial, o aumento na intenção de investimento no presente reflete uma confiança maior na economia e um desejo por presentes de maior qualidade.”
Como critério para a seleção do presente, o preço acessível e custo-benefício são prioridades para 54% dos entrevistados (uma queda de 6% em relação a 2023), em segundo lugar (17%) optam por presentes que a pessoa realmente goste e os demais (15%) preferem a facilidade de encontrar o que estão buscando.
A pesquisa também revelou que 48% dos respondentes escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta. Na sequência, 32% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem opções interessantes na internet (um aumento de 4% em relação ao ano passado) e 15% colocam o preço à frente na pesquisa dentro de uma loja específica.
*Se programar é importante*
Para o Dia das Pais deste ano, 33% dos respondentes vão comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência (uma queda de 5% em relação a 2023). Além disso, para 27% dos consumidores, duas semanas antes da data já é suficiente para comprar o presente, enquanto 29% vão se antecipar em apenas uma semana, registrando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. E cerca de 12% vão escolher o presente faltando três dias, totalizando um aumento de 2% em relação aos respondentes do ano passado.
Em relação às ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores presentes e descontos, o Google lidera sendo a plataforma mais utilizada por 38%, enquanto 37% compram em lojas recomendadas e 32% contam com a indicação de amigos e familiares. Para 28% dos entrevistados, o Instagram é uma boa opção, 11% preferem o Pinterest e 10% confiam no Youtube e Facebook. Além disso, 71% dos respondentes afirmaram que têm o costume de realizar compras pela Internet em datas especiais.