A previsão para 2023 é de um ano de retração no comércio online. Para superar a expectativa de baixa nas vendas, especialistas em e-commerce indicam que as lojas planejem ações seguindo a sazonalidade e apostando em datas de nicho e essenciais. A oportunidade de ter um calendário planejado é trabalhar para reter clientes e melhorar o relacionamento com consumidores.
Em um ano em que os brasileiros devem economizar, a tendência é que o preço permaneça sendo o principal motivador para clientes comprarem online. “Com essa perspectiva, a primeira dica é investir em uma política de preços competitiva e em promoções especiais. Um calendário de ações em datas de nicho ajuda a atrair diferentes perfis de clientes e a diversificar as oportunidades durante o ano”, explica Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, startup que oferece uma plataforma de Automação de Marketing e CRM dedicada exclusivamente ao e-commerce.
Em parceria com a agência Yooper e a plataforma Vnda, referências no setor de comércio eletrônico, a edrone lançou um calendário para e-commerce brasileiro com dicas, insights e template personalizável para lojistas. “Cada mês tem uma particularidade, por isso é tão importante se planejar com antecedência e usar a criatividade para manter a estabilidade do negócio ao longo do ano. Pensamos em um guia com feriados, datas de nicho, datas importantes para o varejo em geral, como o Natal, e também datas específicas para o e-commerce, como o Dia do Frete Grátis. Há muitas ocasiões ainda pouco aproveitadas que podem servir não só para aumentar as vendas e atrair novos clientes, mas também para trazer de volta o cliente que já comprou da loja”, acrescenta Pedro.
Confira dicas dos especialistas para algumas oportunidades no Calendário para E-commerce:
Queima de estoque
“O início do ano é época de fazer promoções de queima de estoque, promovendo o que não foi vendido na Black Friday e no Natal. A dica aqui é implementar automações de pós-venda, cross-selling e recuperação de clientes que não visitam a loja há mais de um mês (ou seja, não compraram nestas datas comemorativas, mas podem se interessar agora que os
produtos estão com desconto)”, sugere Pedro Paranhos.
Cross-sell e up-sell
“Os atletas — amadores e profissionais — buscam constantemente melhorar seu desempenho e estão sempre investindo em equipamentos novos e melhores. Neste caso, o cross-selling (venda casada) e o up-selling (sugestão de produtos) podem ter um valor inestimável, aumentando significativamente o valor médio dos pedidos ao oferecer a cada usuário, produtos compatíveis com seu histórico de compras”, indica Anna Carolina Neiva, especialista em marketing de conteúdo da edrone, para o Dia do Esportista.
Cupons de descontos personalizados
“O Dia do Amigo, em julho, é um exemplo de como essa ação pode funcionar. Ferramentas como o Programa Indique Um Amigo da edrone facilitam essa operação. A loja convida seus clientes para aderirem ao programa, os clientes que aceitam ganham um link único de indicação para compartilhar com seus amigos, o amigo acessa o link e faz uma compra usando o cupom de desconto que ele recebeu em um e-mail de confirmação, o cliente indicador ganha um novo cupom de desconto como recompensa por recomendar a sua loja virtual. Esta é uma estratégia simples, porém poderosa, para aumentar seu faturamento, sua base de contatos, e a
satisfação dos seus clientes”, completa Anna.
Fidelização de clientes
O Dia do Consumidor, por exemplo, é uma chance de instigar a recompra para a base de clientes, além de possibilitar a oportunidade de adquirir outros novos. A dica é ativar campanhas voltadas a clientes que já compraram da loja e conhecem. Ativar uma promoção progressiva ajuda estimular que eles adquiram mais produtos e fidelizá-los ainda mais. Para novos clientes, um cupom de primeira compra é uma saída.Para Pedro, o Dia do Cliente também é um exemplo de data em que a experiência do consumidor por meio do CRM. “Também é uma oportunidade para focar na qualidade do atendimento e experiência e reforçar os aspectos positivos das políticas de frete e devolução”, finaliza.
Comunicação personalizada
“Uma das dicas em datas como Dia da Mulher é a clusterização dos seus acessos. Crie listas de remarketing no Facebook, lnstagram e Google focada no público feminino. Trabalhe com listas maiores (60 a 90 dias) para resgatar esse público e gerar vendas através de antigos usuários. Ofereça ofertas/cupons para suas compradoras. Faça-as se sentir recompensadas e reconhecidas não só pelo dia das mulheres, mas também por ser uma compradora da sua loja.”, sugere Leandro Gorzoni, CEO da Yooper.