A Sensorama Design – consultoria fundada em 2012 formada por uma equipe altamente experiente e qualificada no Brasil e no mundo que busca a transformação de corporações compreendendo não só os usuários, mas também todo o ecossistema ao redor – mostra que há uma constante exploração de novas formas de integrar as mais diversas ferramentas existentes, visando acelerar o trabalho.
A empresa, que atua na experiência do usuário, tanto no Brasil como em diversos outros países, possui uma equipe altamente experiente e qualificada que busca a transformação de corporações compreendendo não só os usuários, mas também todo o ecossistema ao redor.
Um case e um grande resultado
Dentre os muitos casos de clientes realizados ao longo dos anos, um dos maiores bancos brasileiros nos chamou para o desafio de avaliar a performance da concorrência do Crédito consignado para INSS, que foi feita por meio do Teste SUM.
“Para iniciar o processo, foi realizada a navegação guiada com diferentes usuários, com o objetivo de ter acesso às plataformas e entender como esses usuários interagiam com o produto consignado. Com essa etapa concluída, partimos para o teste de usabilidade SUM (Single Usabilidade Métrica), que oferece uma metodologia estruturada e objetiva para analisar a interação dos usuários com as plataformas” explica Anderson Santos, Product Designer da Sensorama Design. “Nosso objetivo foi ir além das percepções subjetivas e obter métricas tangíveis que nos permitissem avaliar a eficácia do fluxo em termos de tempo, esforço e precisão”, complementa Elisa Zanoni, Product Designer na Sensorama Design.
Para tal, foram utilizadas ferramentas especializadas para registrar e analisar cada interação dos usuários, desde a navegação até a conclusão de tarefas específicas, tais como métricas como tempo de conclusão, desvios e número de cliques foram cuidadosamente monitoradas e comparadas com os parâmetros de desempenho estabelecidos.
Além disso, foi garantida atenção especial ao feedback qualitativo dos participantes, buscando insights que pudessem complementar e enriquecer as métricas quantitativas, além de questionários. “As percepções e experiências deles foram fundamentais para contextualizar os resultados e identificar oportunidades”, diz Daniela Aguiar, Design Manager na Sensorama Design.
Ao final deste processo, o trabalho desenvolvido pela equipe da Sensorama Design trouxe uma compreensão aprofundada do desempenho do fluxo dos players, e também forneceu recomendações acionáveis que possibilitam desenhar uma experiência melhor e mais eficiente para os seus clientes.
“Na Sensorama, nós pesquisamos o presente e projetamos o futuro. Como uma consultoria global de inovação e design de experiências, por meio de variados métodos, entendemos os usuários e seus stakeholders para trazer clareza a desafios, impactando tomadas de decisões e direcionamentos estratégicos das empresas. E este foi um caso que nos deixou extremamente felizes, foi além das nossas expectativas. Nossa equipe se superou!”, finaliza Mariana Torquato, COO.