O Carnaval deste ano movimentou cerca de R$8,18 bilhões de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse número é 26,9% maior que o do ano passado. Entre 2020 e 2022, 97% do setor de eventos sofreu com as medidas preventivas de isolamento social. Mas, neste ano, a retomada foi completa, com quebra de recorde de público e movimentação de cerca de 45 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos do país, segundo o Ministério do Turismo. Atuando há 16 anos com os principais players do mercado durante as festividades, é neste contexto que a Estalo, agência de marketing 360º, se destaca como a agência oficial do Carnaval.
Nascida em Salvador-BA e, atualmente, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Estalo possui profundo conhecimento da rede de suporte de produtos e serviços demandados pela maior festa brasileira e atuou ativamente na estratégia de reestruturação do Carnaval da capital baiana.
“A volta 100% da folia colaborou não só com as marcas patrocinadoras, mas também com toda a cadeia produtiva. Neste ano, por exemplo, 24,6 mil vagas de emprego foram criadas temporariamente para o Carnaval”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz, já acrescentando: “realizar experiências junto aos consumidores, de forma segura e alinhada aos propósitos das empresas, é fundamental para as marcas durante a principal festa do nosso país, pois gera visibilidade, engajamento e, principalmente, reconhecimento do público”.
Brahma: operação de venda e credenciamento de vendedores oficiais
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Responsável por toda a operação de vendas de produtos da Ambev aos ambulantes pelo 7º ano consecutivo em Salvador, a agência operou 14 centrais de vendas e duas centrais masters de distribuição de kits e suporte, que contaram com mais de 1.400 m² para atender aos mais de 11 mil vendedores oficiais cadastrados. Assim, além de garantir produtos para milhares de vendedores em pontos estratégicos, a Estalo também desenvolveu um plano que garantiu 100% de visibilidade para as marcas do portfólio Ambev.
Ok! A cerveja chega ao folião. Mas, será que está geladinha? “São 2 milhões de pessoas por dia em Salvador. E, para atender esta demanda, pontos de gelo são estrategicamente instalados em ruas paralelas ao circuito, trazendo comodidade ao vendedor, que ganha vouchers para garantir sacos de gelo em seu isopor em ações de “compre e ganhe” nas centrais de venda”, ressalta Marcela Oliveira, também sócia-diretora da Estalo.
Com a expertise da operação no Carnaval de Salvador, e com os mesmos padrões de serviço, a Estalo também assumiu, pela primeira vez, o credenciamento de vendedores oficiais para a Ambev no Carnaval de rua de São Paulo, com a entrega de toda documentação, apoio, estrutura e informações necessárias para as vendas na cidade. “Foram disponibilizados isopor, precificador, colete, guarda-sol e materiais de apoio, além de um treinamento obrigatório que envolveu temas relevantes como consumo responsável e enfrentamento ao assédio, por exemplo”, explica Marcela.
A Estalo também foi responsável pelo cadastramento, entrega de kits e treinamento para os vendedores oficiais da marca no Carnaval de rua de Recife.
Seda: criação de memórias de Carnaval
Com mensagem empoderada, a Estalo foi responsável por ativações de Seda Boom no Fervo da Lud, no Galo da Madrugada e no bloco do Tik Tok. Megafotos, totens e distribuição de tiaras foram algumas das ações da marca durante o Carnaval, além de Meeting Points para finalização dos cabelos e a cantora Ludmilla como embaixadora.
Como os produtos Seda Boom são focados em cabelos crespos e cacheados e utilizam uma tecnologia de memorização da curva dos fios, a Estalo trouxe um conceito criativo para fortalecer essa tecnologia e brincar com o pilar das lembranças de Carnaval, assinando todo o projeto com o conceito “Dê um Boom nas Memórias de Carnaval”.
“Estamos em um momento social – e de mercado – em que as pessoas, de todos os gêneros, buscam cada vez mais assumir, cuidar e se orgulhar de seus cabelos. Reforçar esse conceito de beleza capilar, com uma marca pensada especificamente para cabelos crespos e cacheados, nos dá a chance de promover ações significativas e com propósito de empoderamento”, explica Maíra.
Pepsi: um convite para abrir a relação
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Neste ano Pepsi apresenta ao público o novo conceito de Pepsi Black: “Se tem Carnaval, tem Toma Essa”. “Abra a sua relação para Pepsi Black”.
A partir daí e com o objetivo de convidar os consumidores a quebrarem seus preconceitos e paradigmas e a provarem a intensidade de Pepsi Black, a Estalo criou um plano de ação para a distribuição de 30 mil latas de Pepsi Black e mais de 15 mil brindes, como bonés, pochetes térmicas para três latas e porta-latas duplos com alça aos foliões da capital paulista.
As ativações da marca foram realizadas nos blocos Beleza Rara, Sargento Pimenta e Bangalafumenga, no dia 11 de fevereiro, e no Bloco do Síndico, no dia 26.
Tônica Antarctica: drinks na praia
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No pré-carnaval a Estalo ativou a Tônica Antarctica na orla do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram distribuídos drinks gratuitos para os banhistas, que trocaram o código de propaganda aérea por receitas com a tônica da marca.
Para ninguém ficar fora da novidade, a agência comunicou a ação com bikes personalizadas, flyers, mídia localizada e um time de influenciadores. Os drinks com Tônica Três Limões e Tônica Gengibre estiveram presentes em oito carrinhos, distribuídos pelos quiosques nos postos da praia.
A campanha também ganhou uma versão exclusiva da música “Os Alquimistas estão chegando”, de Jorge Ben Jor, para entrar no conceito bossa nova de descobrir novos sabores com diversas possibilidades de drinks.