Se você necessita otimizar a performance de sua equipe de vendas com o objetivo de alcançar resultados fora da curva, a estruturação de um funil de vendas é o ideal a se fazer.
Vou te mostrar agora algumas etapas para estruturar um bom funil de vendas que vai potencializar suas estratégias e trazer um retorno positivo com relação às vendas do seu negócio.
Por que estruturar um funil de vendas é tão importante?
O funil de vendas é como um guia que direciona os potenciais clientes por todas as etapas do processo de compra, desde o primeiro contato até a conversão.
A estruturação de um funil de vendas não é apenas uma opção, mas uma necessidade para qualquer equipe de vendas que busca atingir números de vendas excepcionais.
O funil atua como um guia porque direciona os potenciais clientes por meio de um processo estratégico, no qual cada etapa é projetada para avançar o lead em direção à conversão.
A partir do momento em que o funil de vendas estiver bem definido, a equipe de vendas consegue focar seus esforços de modo mais eficiente.
Com um funil de vendas bem estruturado, sua equipe de vendas pode:
- Melhorar a qualidade dos leads: ao segmentar e qualificar os leads, os vendedores se concentram em leads que têm maior probabilidade de conversão, o que economiza tempo e recursos.
- Aumentar as conversões: com um processo claro, é mais fácil influenciar os leads em direção à conversão e isso aumenta a taxa de sucesso.
- Acompanhar o progresso: o funil de vendas permite acompanhar o progresso de cada lead e identificar gargalos e áreas de melhoria.
- Personalizar as abordagens: a compreensão da jornada do cliente torna possível personalizar suas abordagens de vendas de acordo com as necessidades de cada lead.
Defina as etapas do funil de vendas
O primeiro passo para criar um funil de vendas é definir suas etapas. Embora essas etapas possam variar de acordo com o seu setor e seu ciclo de vendas, algumas etapas essenciais podem ser destacadas.
Atenção e conscientização (topo do funil)
No topo do funil, os clientes estão na fase de “aprendizado e descoberta”. Nesse estágio, eles estão apenas no início do reconhecimento de que têm um problema ou uma necessidade.
A meta é chamar a atenção desses potenciais clientes e conscientizá-los sobre a existência do problema. Isso pode ser feito por meio de estratégias de marketing de conteúdo, publicidade online e presença nas redes sociais.
O objetivo principal é educar o público com a entrega de informações úteis e relevantes que os ajudem a entender melhor sua situação, ponto que cria uma base sólida para o próximo estágio do funil.
Interesse (meio do funil)
No meio do funil, os clientes avançam para a etapa de “reconhecimento do problema”. Eles já identificaram o problema e agora estão interessados em explorar possíveis soluções.
Neste ponto, é mais importante ainda fornecer conteúdo que ajude os leads a entender as opções disponíveis.
Você pode fazer a apresentação de seus produtos ou serviços como possíveis soluções. Demonstrações, estudos de caso e informações detalhadas sobre como seu produto ou serviço resolve o problema são valiosos nessa fase.
Desejo (fundo do funil)
À medida que os leads avançam para o fundo do funil, eles entram na fase de “consideração da solução”. Aqui, eles avaliam ativamente as soluções disponíveis e pensam no seu produto ou serviço como uma opção viável.
É importante destacar os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço nesta fase. Depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações positivas e ofertas especiais tendem a construir o desejo e a predisposição para a compra.
Ação (decisão de compra)
Finalmente, chegamos à etapa mais importante do funil de vendas: a “decisão de compra”, onde os leads estão prontos para comprar o produto ou serviço que você tem a oferecer. Se certifique de facilitar esse processo para que ele seja o mais simples e conveniente possível.
Ofereça opções de pagamento claras, garantias de satisfação e um processo de compra sem atritos. Uma comunicação clara e um acompanhamento atencioso são fundamentais para garantir que os leads se convertam em clientes satisfeitos.
Conteúdo relevante para cada etapa
Quero reforçar que, para orientar os leads por cada etapa do funil, você tem de criar conteúdo relevante e direcionado.
Artigos para blog, e-books, posts nas redes sociais, vídeos, landing pages, anúncios e newsletters são alguns exemplos de formatos de conteúdo que você pode utilizar para auxiliar a equipe de vendas.
Dessa forma, você garante que sua equipe de vendas possa manter os leads envolvidos e informados durante toda a jornada de compra.
Leia este artigo também: Cultura, Gestão e Liderança, Como Esses Pilares Podem Escalar Qualquer Tipo de Negócio
Kommo: a plataforma de CRM que potencializa seu funil de vendas
O Kommo é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que reúne os dados dos leads e facilita a automação de tarefas e o estudo dessas informações para fazer um melhor gerenciamento de vendas.
Com a integração de páginas do Facebook e mensagens de inúmeras plataformas, como WhatsApp, Instagram e Telegram, o Kommo acena como uma escolha poderosa para estruturar seu funil de vendas. Aqui estão alguns benefícios do Kommo:
- Personalização: o Kommo permite que você crie modelos de mensagens e e-mails personalizados para cada lead a fim de aumentar as chances de conversão.
- Eficiência: a automação de tarefas rotineiras economiza tempo e faz com que sua equipe de vendas se concentre em interações de maior valor.
- Integração com o WhatsApp: a integração com a API (Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações) do WhatsApp torna a experiência de atendimento ao cliente mais eficaz, já que utiliza um chatbot com detecção de intenção do lead.
- Análise de dados: o Kommo fornece análises detalhadas para que você possa avaliar o desempenho de suas estratégias de vendas e fazer melhorias contínuas.
Para entender como o Kommo pode ser usado para estruturar um bom funil de vendas para sua equipe de vendas, clique aqui e saiba mais.
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