Sabe aquele lugar que desperta sensações mágicas em você?
Saiba que hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão buscando por experiências novas, impactantes e que tragam lembranças e sensações prazerosas nos locais onde decidem frequentar.
Ainda mais, depois de dois anos confinados e majoritariamente consumindo tudo digitalmente.
O QUE É UM AMBIENTE SENSORIAL?
O ambiente é um pilar que impacta na experiência da marca, é naturalmente sensorial, mesmo que não seja pensado em cada uma das emoções que vai despertar, a tridimensionalidade do ambiente desperta emoções e sensações capaz de aguçar todos os seus sentidos.
Já parou para pensar como todas as pessoas são atraídas pelo belo?
O que é bonito, sempre aguça nossos olhos, chama nossa atenção e faz com que você tenha vontade de conhecer, este é o primeiro passo.
Quando o cliente entra em um ambiente, aquele local deve conversar, encantar e surpreendê-lo de uma forma tão irresistível que será quase impossível não voltar.
O QUE TORNA UM AMBIENTE DESEJÁVEL
Para atingir estes objetivos o ambiente tem que ter uma personalidade exclusiva e autêntica, que transmita a essência da sua marca, gerando conexões genuínas com o seu público.
Um ambiente desejável é capaz de fazer a pessoa viajar, sem ao menos sair do lugar.
Despertar memórias afetivas tão profundas que certamente ela vai lembrar do seu ambiente com muito carinho.
Além de querer registrar tudo.
Sabe aquele lugar que você visitou, que deseja tirar fotos para compartilhar com as suas pessoas favoritas?
Aquele que envia fotos para sua mãe no Whatsapp, ou tira uma selfie e envia para sua melhor amiga?
Então, agora você acaba de conhecer o poder de um ambiente desejável.
O QUE DIFERENCIA UM AMBIENTE SENSORIAL?
A arquitetura e o entorno onde a marca está inserida, influencia diretamente em como este ambiente será percebido pelos seus clientes, e como reflete o externo no interno, e o universo da própria marca.
O ambiente sensorial é concebido através do universo da marca, trazendo todas as características e elementos para o ambiente em forma tridimensional e bidimensional, por meio de texturas, objetos, cores, luzes, aromas e ruídos para cada um ativar uma emoção e despertar um sentimento.
Quando uma marca decide tornar seu ambiente exclusivo, não se pode esquecer do conforto, da funcionalidade do ambiente, especialmente da beleza e refinamento.
Em um ambiente desejável, cada detalhe é importante.
Foi o que a Starbucks fez em seus ambientes, eles são extremamente bonitos, refinados, confortáveis e funcionais, para que o seu público ideal escolha tomar um café enquanto usufrui do seu ambiente.
Em uma era que tudo muda e se transforma muito rápido, conceber um projeto de interiores com um conceito essencial e personalidade para o ambiente, com certeza se faz mais sustentável e duradouro, porque este projeto conversa com as emoções e desejos do potencial cliente da marca, além de transmitir e reforçar os valores do seu negócio.
Transformar seu espaço em um ambiente desejável, num lugar onde o cliente deseja estar, é ter uma conexão direta com o coração.
Cristiane Franco | @cristianefrancco
Arquiteta de Interiores e Especialista em Branding Multissensorial para ambientes, com mais de 21 anos de trabalho com arquitetura nos segmentos de design, imóveis, escritórios, lojas, restaurantes, teatros e shoppings. Apreciadora e observadora do belo e dos detalhes, encontrou no branding sensorial o segredo para desenvolver projetos de ambientes exclusivos com essência para negócios comuns, proporcionar uma excelente experiência de marca.