Essa é a primeira pergunta que devemos fazer quando se fala de Employer Branding.
Costumo dizer que o colaborador é seu primeiro e mais importante cliente, pois ele é o principal interlocutor de uma marca e se não estiver engajado com os valores e propósito da empresa, consequentemente isso afetará diretamente a percepção do público.
Tá, mas se a principal pauta de ws, palestras e eventos de RH e Gestão de Pessoas é engajamento, o que fazer?
Acredito que não exista fórmula mágica, mas se alguns pontos forem levados em consideração e aplicados de fato na rotina da corporação, a marca ficará cada vez mais próxima do almejado engajamento dos colaboradores. .
Não vou falar aqui das atividades do departamento pessoal, pois são obrigaçōes que devem ser realizadas da maneira mais clara possível. Quero falar sobre autenticidade, protagonismo, feedback e empatia.
? Ser o que a marca realmente é de forma autêntica e não fantasiosa, traz verdade as relações de trabalho. Não adianta ser uma marca fun para o público e tradicional para os colaboradores.
? O colaborador merece protagonismo! Suas ideias, conhecimentos e valores são importantes e devem ter espaço da corporação para serem enaltecidos. Que tal promover um ws interno ministrado por um colaborador?
? Todas as pessoas precisam ser ouvidas e precisam de direcionamento. Feedback deve ser sinônimo de troca e empatia de ambas as partes. Tanto colaborador quanto empresa devem ter regularmente esse momento para alinhamento de todas as expectativas e ter cada vez mais cumplicidade.
Trabalhar o conceito de Employer Branding, além de tendência é importante para o futuro de qualquer marca, pensando na entrada das novas gerações no mercado de trabalho… Mas, isso é merece um novo estudo ?