Costumo dizer que o colaborador é seu primeiro e mais importante cliente, pois ele é o principal interlocutor de uma marca e se não estiver engajado com os valores e propósito do negócio, consequentemente isso afetará diretamente a percepção do público.
Então, como engajar? Pratique Employer Branding e comece diretamente pelas perguntas do título e subtítulo. Não existe fórmula mágica, mas é imprescindível que os gestores de pessoas considerem e apliquem em suas rotinas os tópicos que vou colocar abaixo.
Quero falar sobre autenticidade, protagonismo, feedback e empatia.
? Ser fiel a personalidade e ao propósito da marca de forma autêntica e não fantasiosa, trazendo verdade transparência para as relações de trabalho. Ex.: Não adianta ser uma marca fun para o público e tradicional para os colaboradores.
? O colaborador merece protagonismo! Suas ideias, conhecimentos e valores são importantes e devem ter espaço de fala. Ex.: Que tal promover um workshop interno ministrado por um colaborador?
? Defina sua proposta de valor e coloque ela em prática. O que mais você tem a oferecer além de um salário? Cultura, benefícios, oportunidades reais de crescimento?
? Todas as pessoas devem ser ouvidas e precisam de direcionamento. Feedback deve ser sinônimo de troca e empatia dos líderes e de seus liderados. Tanto colaborador quanto empresa precisam ter regularmente esse momento para alinhamento de todas as expectativas e ter cada vez mais cumplicidade.
Quer saber mais sobre o conceito Employer Branding? Confira aqui esse Minuto Insano, nele falei mais sobre o tema. ?