O Conversational Marketing é apontado como uma das tendências emergentes do marketing digital, segundo pesquisas e especialistas da área. A estratégia consiste em utilizar conversas automatizadas para guiar o cliente durante a jornada de compra. Entender como colocá-la em prática pode ser um diferencial para os negócios.
As conversas podem ocorrer em tempo real, permitindo que as empresas respondam perguntas dos clientes, resolvam problemas e os conduzam no processo de compra. Ao contrário das estratégias do marketing tradicional, que são unidirecionais, o Conversational Marketing possibilita uma comunicação bidirecional, que pode ser realizada a qualquer hora do dia ou da noite, proporcionando comodidade para o cliente e agilidade para a empresa.
Atentas à era do consumidor 5.0, que se relaciona bem com a tecnologia e espera a personalização dos serviços, muitas empresas já têm utilizado chatbots e assistentes virtuais para automatizar o atendimento ao cliente.
Com o avanço da Inteligência Artificial e do aprendizado de máquina, as conversas automatizadas estão cada vez mais sofisticadas, capazes de entender e responder a uma variedade de perguntas e, também, aprender com as interações para melhorar as respostas futuras.
Para consolidar a estratégia de Conversational Marketing nos negócios, a orientação de especialistas é alinhar o projeto às ferramentas de monitoramento e análise de desempenho. Por meio delas, é possível analisar os resultados e aprimorar o trabalho de marketing digital.
Os dashboards são painéis de controle que apresentam métricas e indicadores de desempenho (KPIs) de maneira visual. Por meio deles, é possível acompanhar em tempo real as ações de marketing. Dessa forma, os profissionais podem tomar decisões assertivas, com base em dados.
Além disso, os dashboards podem ser personalizados para mostrar as informações mais relevantes para a empresa, como tráfego do site, taxa de conversão, engajamento nas redes sociais, entre outras ações.
Já os relatórios de marketing digital automatizados coletam e organizam dados de várias fontes, eliminando a necessidade de trabalho manual. Eles permitem que os profissionais de marketing se concentrem na análise e interpretação dos dados sobre o desempenho das campanhas de marketing, o comportamento do usuário, as tendências do mercado, entre outras informações.
O que esperar para o futuro do marketing digital?
Além do Conversational Marketing, outras tendências devem ganhar força na área de marketing digital, segundo levantamentos realizados por profissionais e empresas da área. Entre as mais recorrentes aparecem a personalização do conteúdo e da experiência do usuário, por meio do uso de dados e da Inteligência Artificial; a realidade virtual e aumentada; e a automação das ações de marketing.
Sobre o marketing de conteúdo, a expectativa é de aumento da produção e distribuição de materiais úteis e relevantes aos leitores. Para isso, as empresas devem investir cada vez mais em blogs, redes sociais e vídeos para educar e informar o público-alvo.
Os vídeos on-line estão mais populares e, por isso, outra tendência é que as empresas utilizem mais o formato para promover seus produtos e serviços. Da mesma forma, as parcerias com influenciadores digitais também devem ser mais frequentes, já que permitem uma conexão mais profunda com um público específico.