A Cooperativa Piá, que celebra 57 anos de tradição na produção de lácteos, lança sua nova identidade visual, reforçando o vínculo com os consumidores e estando mais alinhada às tendências do setor ao mesmo tempo mantendo os valores e princípios originais. Dessa forma, o “guri” se mantém e torna-se também a persona da empresa, integrando a comunicação em todos os canais em que atua, incluindo as embalagens.
Já para o logotipo, a estratégia foi uma mudança total. Com isso, a logomarca ficou com um caráter mais intimista, traduzindo os conceitos de movimento e cremosidade e contribuindo com a visibilidade da nova identidade visual da Piá.
O primeiro produto a ganhar cara nova foi a Chocolateria (bebida láctea sabor chocolate), que agora possui uma assinatura premium e um design mais moderno. O produto já está disponível em 122 cidades no Rio Grande do Sul das regiões da Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Vale do Caí e Centro do Estado. A expectativa é ampliar a presença até o fim deste ano, atendendo quase 50% do território gaúcho.
“Essa mudança marca um momento especial, com uma renovação que reforça o nosso compromisso com a qualidade, inovação e proximidade com o consumidor. Queremos atender melhor os nossos consumidores, consolidando-nos como uma marca de referência, mantendo a excelência dos produtos, com uma apresentação moderna e alinhada com as tendências do mercado”, destaca o presidente da Piá, Jorge Dinnebier.
O projeto de rebranding foi concebido pela Packart Design, empresa com expertise em branding e design de embalagens que atua há 24 anos no mercado. “Os resultados obtidos incluem maior aplicabilidade da marca, comunicação mais eficaz com o público-alvo e aumento significativo de sua presença e influência nas prateleiras dos estabelecimentos, destacando-se frente aos concorrentes em seu segmento de atuação”, ressalta a diretora estratégica da Packart Design, Rosane Stachlewski.
Novidades em todo mix de produtos
As novidades, no entanto, não se restringem apenas ao símbolo. Os logotipos das marcas Piá e PIÁLAC também ganharam novas versões. No primeiro, há um predomínio de caixa baixa, com um caráter mais intimista e fontes com extremidades arredondadas, com o acento em forma de gota, traduzindo conceitos de movimento e cremosidade. A fonte com peso extra bold também confere força e visibilidade.
Já a PIÁLAC vem com tom mais clean e moderno, sendo aplicado nas embalagens junto à descrição de sabor. Neste caso, foram escolhidas caixa alta e fontes bold para transmitir força e seriedade, além de contrastar com a marca para uma melhor leitura e visibilidade
As embalagens também passam por uma transformação, garantindo maior visibilidade nas prateleiras. Com formas e cores que se adaptam às diferentes categorias de produtos, a marca reforça seu território nas gôndolas, mantendo a cor azul como identidade institucional e atuando por categoria de produtos. Fundos coloridos para as versões tradicionais e fundo azul claro para os produtos com baixo teor de gorduras reforçam essa diferenciação.
A inclusão de uma fruta em formato de splash, lembrando um coração, não apenas adiciona um toque emocional às embalagens, mas também está alinhada com o novo posicionamento da marca, ressaltando a qualidade e o cuidado em cada produto.
Para os requeijões, a estratégia mantém o predomínio do azul escuro para reforçar a presença de marca, com fundos coloridos que ajudam na diferenciação das variantes, como o azul claro para a versão light, o amarelo para o sabor tipo cheddar, o laranja para o zero lactose e branco para o tradicional.
Na linha de natas, a proposta busca um melhor aproveitamento do processo de impressão. As embalagens ganham ilustrações que remetem à origem da fazenda e à manufatura do produto, conferindo-lhes maior competitividade no mercado.