Uma identidade visual forte é essencial para qualquer negócio, pois aumenta a memória da marca e gera confiança. No entanto, criar um logotipo pode parecer desafiador para pequenas empresas sem orçamento ou experiência em design. Felizmente, a Photoroom torna esse processo rápido e simples com inteligência artificial (IA).
Logotipos são parte importante nos kits de marca, já que é o elemento visual mais reconhecível de uma empresa, com a responsabilidade de comunicar a essência da companhia em segundos e criar uma primeira impressão duradoura.
Antes de criar um logotipo, é fundamental entender sua marca. Definir missão, valores, público-alvo e o que diferencia uma empresa das demais. Isso garantirá que o logotipo reflita verdadeiramente a essência da marca.
Dica boa é dica compartilhada: Pesquise outros logos no seu setor para identificar estilos, cores e tipografias que funcionam bem. Plataformas como Pinterest e Behance são ótimas para explorar ideias e tendências de design.
Aproveite para escolher um estilo e tipo de logotipo; decida ou teste se prefere um logotipo clássico, moderno, minimalista ou lúdico. Além disso, determine se será baseado em texto (wordmark), um emblema, um ícone ou uma combinação.
Lembre-se: Um bom design de logotipo é simples e versátil, provoca a sensação certa, reflete os valores da sua marca, se encaixa no seu setor, não depende de tendências passageiras e comunica a história que você deseja contar.
Descubra, neste tutorial, como criar um logotipo personalizado usando a IA da Photoroom em apenas alguns passos.
Etapa 1: Após baixar o aplicativo Photoroom da sua App Store ou Google Play Store , siga estes passos para criar um logotipo no seu dispositivo móvel. Também é possível utilizar a versão web para esse processo.
- Abra o aplicativo Photoroom e selecione a ferramenta “Imagens de IA” na página “Criar”.
- Selecione “Logo”.
Etapa 2: Ao usar o gerador de logotipos com IA, forneça descrições claras e detalhadas sobre sua marca, preferências de cores, estilo e quaisquer elementos específicos que deseja incluir.
Quanto mais precisas forem suas instruções, mais alinhado o resultado estará com sua visão.
Aqui está um modelo de prompt simples que pode ser utilizado:
“Crie um logotipo para [nome da marca] com o slogan “[slogan]” que reflita sua personalidade [identidade da marca, por exemplo, moderna, divertida e inovadora]. A marca opera no setor [indústria, por exemplo, moda ou tecnologia] e deve incorporar [preferências de cores específicas, por exemplo, azuis e verdes vibrantes] para se alinhar à sua missão. Use um [estilo de fonte, por exemplo, negrito sem serifa ou serifa clássico] para transmitir o tom desejado e busque um design [estilo e tipo de logotipo, por exemplo, marca minimalista ou emblema vintage]. Inspire-se em [inspirações de design, por exemplo, padrões geométricos ou formas fluidas] e use [formas ou layouts preferidos, por exemplo, circulares ou assimétricos] para a estrutura do logotipo. O público-alvo inclui [descrição do público, por exemplo, jovens empreendedores ou compradores ecologicamente conscientes], e o design deve apresentar [elementos específicos, por exemplo, um swoosh para velocidade ou uma folha para crescimento].”
Etapa 3: Escolha o estilo visual do logotipo. Pode ser minimalista, vibrante, clássico, ou qualquer outro que se alinhe à sua identidade de marca.
Etapa 4: A ferramenta gerará várias opções de logo em segundos. Explore as alternativas, escolha uma que melhor represente sua marca e personalize cores, fontes ou ícones, se necessário.
Etapa 5: Selecione seu logotipo preferido nas opções, ative a opção remover fundo se quiser apagar o fundo da imagem e clique em usar imagem para continuar.
Etapa 6: Clique em exportar para salvar seu logo como um arquivo PNG de alta resolução e, em seguida, clique em concluído após salvar sua imagem.
Etapa 7: Depois de finalizar o design, adicione seu logotipo ao kit de marca, incorpore-o em todos os materiais de marketing e plataformas digitais para garantir consistência na identidade visual da sua marca.
A melhor parte é que o criador de logotipos não apaga os logotipos gerados. Então, caso deseje salvar outras opções, basta clicar na ferramenta ‘Logo’ novamente, selecionar o criador de logotipos para encontrar as outras variações de logotipo sem precisar começar do zero.
Vale destacar uma campanha especial realizada, em dezembro, pela Photoroom, que envolveu pet influencers para demonstrar que qualquer um, mesmo em nichos específicos e inusitados, pode criar logotipos únicos usando a ferramenta. A campanha reforçou a versatilidade do criador de logotipos, provando que ele é acessível tanto para empreendedores tradicionais quanto para criadores de conteúdo.
Com a Photoroom, criar uma identidade visual nunca foi tão fácil e acessível. Experimente!