Por Johannes Noebels, CEO da mymento
Impulsionar uma marca por meio de campanhas de marketing pode parecer simples com um orçamento generoso. No setor de turismo, porém, a realidade é bem diferente. A maioria dos atores desse mercado são guias de viagens autônomos, pequenas empresas de passeios e empreendem na região onde moram e buscam complementar suas rendas.
De acordo com o Sebrae, o turismo é uma das principais atividades econômicas de alavancagem de micro e pequenas empresas, que respondem por 90% dos empreendimentos. Uma infinidade de atividades com o turismo regional como hotelaria, transporte, alimentação, agências e operadores, artesanato, guias entre muitas outras possibilidades.
A força dos pequenos negócios é muito importante no setor, que emprega sete milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O turismo será responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do PIB do Brasil em 2023, conforme prevê o Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Os empreendedores, frequentemente acostumados a uma vida mais offline, deparam-se com grandes desafios ao tentar compreender e implementar estratégias de divulgação de seus negócios. Por exemplo, para empreendedores do ramo de turismo, fazer marketing é frequentemente uma tarefa desafiadora, apesar do reconhecimento da importância de ter presença online.
Com a estimativa de que 187,9 milhões de brasileiros estarão conectados à internet em 2024, representando 87% da população conforme a Pesquisa TIC 2024, do IBGE, é impossível ignorar a necessidade de uma presença online robusta. Diversas estratégias de marketing digital podem ser utilizadas para ajudar esses empreendedores a expandirem seus negócios.
Ferramentas gratuitas como o Google Meu Negócio e o Things to do on Google são essenciais para otimizar a presença online. Mantendo os dados da empresa sempre atualizados e vinculados a essas plataformas, os empreendedores podem apresentar suas opções de passeios e atrações turísticas diretamente para quem busca seus serviços no Google. Além disso, utilizar as redes sociais como ferramenta de divulgação, colocando informações do dia a dia, dos passeios, visitantes recebidos e promoções.
É importante observar que o marketing digital não deve competir com o marketing tradicional, pelo contrário, eles devem trabalhar de forma sinérgica. Parcerias com hotéis e pontos estratégicos da região, distribuição de panfletos em locais de passeio e a instalação de placas ou cartazes pela cidade são práticas que complementam o marketing digital, proporcionando uma abordagem integrada e abrangente.
Neste contexto, surge a mymento, uma plataforma desenvolvida para auxiliar esse universo de empreendedores, conectando estratégias de marketing digital com o setor de turismo. A inspiração para criar essa plataforma veio de uma experiência pessoal marcante: ao tentar levar meus pais para conhecer a Amazônia, deparei-me com a dificuldade de encontrar fontes seguras e locais confiáveis para reservar passeios. A partir desse desafio pessoal, surgiu o propósito: ajudar o setor de turismo a se digitalizar e crescer.
Com a mymento guias e pequenos empreendedores do ramo turístico podem criar um site profissional, promover seus passeios, aceitar diversas formas de pagamento e gerenciar reservas, tudo em um único lugar. Essa plataforma é uma demonstração clara de como a segurança digital pode ser priorizada, proporcionando uma experiência confiável tanto para os prestadores de serviços quanto para os viajantes.
Em um mundo cada vez mais conectado, é preciso estar na internet aproveitando todas as ferramentas disponíveis para crescer e prosperar. E sem esquecer do fundamental, o seu cliente, portanto esteja sempre disponível para conversar com eles, entender suas dores e principais dúvidas e sempre que possível surpreenda, neste setor todos os viajantes estão buscando uma experiência inesquecível.