A criatividade sempre foi um assunto que me chamou a atenção, talvez por estar presente em simplesmente tudo. A vida é pura energia criativa. Alimentar e cuidar da nossa criatividade consiste em alimentar nós mesmos, nos tornando originais.
Para despertar sua criatividade você precisa fazer do olhar criativo um hábito, 24 horas por dia, pois tudo o que você ouve e vê cria o seu repertório. Procure observar as coisas que você admira sem julgamento.
Murilo Gun, professor e mestre da criatividade, costuma dizer que criatividade não é um dom, todos nós podemos ser criativos, esta é uma habilidade nata de todos os seres humanos, basta se permitir. Não é do nada que nasce uma ideia genial. O cérebro combina tudo que você consome na hora de sugerir uma nova ideia. Então não se cobre tanto da próxima vez que te pedirem uma ideia brilhante de última hora sobre futebol, por exemplo, e você não souber como agir, se você não consome nada do universo futebolístico.
“Criatividade não é dom, é uma habilidade nata dos seres humanos. A gente nasce criativo e desaprende a ser criativo.”, Murilo Gun.
Isso acende uma alerta de que tão importante quanto conhecer a fundo o seu próprio universo é visitar, vez ou outra, outros completamente diferentes. Às vezes uma boa ideia pode ser adaptada em outros contextos totalmente diferentes, sem que ela seja necessariamente copiada. Murilo dá o nome de “Combinatividade” a esse lance de usar o conceitos criativos de universos diferentes para criar algo novo, só que com um quê diferente. Assim quando dizemos, que é um Uber só que de manicure, todo mundo entende porque o conceito por trás do serviço é muito claro.
Uma das melhores formas de ser criativo é praticar todos os dias, mesmo quando não estiver de fato trabalhando, isso te ajudará a se preparar constantemente. Eu escrevo todas as manhãs, faça chuva ou faça sol, pois acredito que esta é a melhor hora do dia para deixar minha mente me surpreender. É o meu momento, onde me abro ao novo e me conecto com a minha energia criativa.
E você o que tem feito para despertar sua criatividade?