Entre os dias 24 e 26 de agosto, acontece o FIRE FESTIVAL 2023, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Luiz Menezes, fundador da Trope, consultoria de Geração Z, está com a presença confirmada.
Organizado pela Hotmart, empresa global e líder em negócios digitais na Creator Economy, o FIRE FESTIVAL, que acontece desde 2015, reúne grandes nomes e marcas, trazendo tendências e insights sobre empreendedorismo digital, marketing e inovação. Este ano, o evento pretende realizar a maior edição da história, com conteúdos voltados para a Creator Economy.
Essa é a primeira vez que Luiz participa do evento, sendo responsável por mediar o painel com o tema ‘Geração Z domina a infraestrutura de influência‘, que acontece na quinta-feira (24), às 17h40, no palco da YOUPIX. Segundo ele, a temática está ligada ao fato de que a GenZ, formada por pessoas de 18 a 26 anos, tem potencial de ditar os rumos da nova economia e a forma como as marcas comunicam seus objetivos. Os dados são da ‘Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica de Influência’.
Para Menezes, discutir essa temática é essencial para todas as gerações. “Quero trocar conhecimento, fazendo com que outras gerações recebam as informações e sejam impactadas. Só assim vamos promover a diminuição dos pontos de atritos e aumentar os pontos de contato. O nosso objetivo em comum precisa ser tornar o mundo mais progressista e ligado nas pautas que são realmente necessárias”, explica.
É por essa razão que Luiz acredita que o movimento, que está sendo realizado pelo Hotmart, para estar cada vez mais posicionado dentro da Creator Economy, é bastante positivo de maneira geral e capaz de gerar impacto, visto que estão propondo uma união entre os criadores de conteúdo.
Essa junção faz bastante sentido, aponta Menezes. “Temos que reforçar todos os dias que o creator é um negócio, uma empresa. É fundamental que os criadores de conteúdo tenham a mentalidade de que existem várias maneiras de gerar receita para o próprio negócio e a diversificação de receita é o que garante a saudabilidade. Se não fizermos isso, ficamos dependendo apenas de publicidade, o que pode ser instável”.
Segundo Luiz, eventos como esse são cada vez mais importantes para reforçar que a Creator Economy é um mercado que está se consolidando e movimentando dinheiro. No Brasil, existe uma cadeia enorme com profissões diferentes, e que se expande para os bastidores, onde as pessoas estão tendo a oportunidade de trabalhar e se recolocar no mercado, o que é bem significativo para o cenário da economia atual.
De acordo com Luciano Freitas, VP de Marketing na Hotmart, a Creator Economy ainda tem um potencial enorme para ser explorado, principalmente em novas profissões. “Esta nova economia será de extrema importância para profissionais que ainda estão se formando ou chegando no mercado, como copywriters, videomakers, gestores de tráfego, agências. E isso mudará completamente o jogo, principalmente para quem trabalhar com criação de conteúdo hoje. O FIRE FESTIVAL é uma grande oportunidade de trazer à mesa o leque de opções da Creator Economy e mostrar para todas as gerações, sobretudo a Z, de que negócios digitais podem ser sustentáveis e para todos”, afirma.