Com a inteligência artificial cada vez mais presente, facilitando atividades simples, como ligar a luz por meio de um comando, ou mais complexas, como analisar e organizar dados, a tendência é que foquemos em estratégia e inovação, deixando atividades rotineiras com as IAs. Dentro do dropshipping, mercado que deve atingir US$ 243 bi este ano, segundo dados da Statista, há muito que o ChatGPT, modelo de linguagem avançado criado pela OpenAI, possa contribuir.
O dropshipping é um modelo de negócio de baixo custo em que o estoque é gerenciado por terceiros, com lucro médio entre 15% e 45% na maioria dos casos. Já que a logística fica por conta de um fornecedor externo, é no território do marketing, experiência e relacionamento com o cliente que ele deve se debruçar. Com o ChatGPT, é possível desenvolver diálogos mais naturais entre bots e consumidores, promover respostas personalizadas e orientações estratégicas. Como a ferramenta se baseia em algoritmos e machine learning, ela é capaz de analisar as buscas de cada consumidor nos sites e marketplaces e sugerir os melhores itens a eles, oferecendo individualização nas jornadas.
“O ChatGPT é capaz de transformar o dropshipping em um modelo altamente estratégico e cada vez menos operacional. Se aplicado como auxiliar da experiência do usuário, sugerindo produtos com eficácia e fazendo o atendimento ao consumidor, o empresário fica mais disponível para pensar em estratégias de negócio e crescimento”, pontua Lucas Colette, CEO da Yampi, plataforma de soluções para o e-commerce.
A tecnologia não só oferece benefícios a quem já mexe com dropshipping, como pode ser extremamente estratégica para quem tem o desejo de montar um negócio no modelo. Desde achar um nicho e um produto até a escrita das páginas do site e Ads nas redes sociais, o ChatGPT é uma ferramenta de muita ajuda.
“Apesar de ser realmente revolucionário, o uso do ChatGPT não é garantia de sucesso, e é necessário validar suas sugestões e adaptá-las ao seu negócio. Com o seu uso e automação, profissionais da área irão possivelmente tornar o operacional mais rápido e dinâmico, garantindo menos esforços para descobrir novos horizontes e desbravar novas possibilidades no dropshipping”, finaliza Colette.