A cada ano, os consumidores se deparam com novidades tecnológicas durante suas jornadas de compra. Eventos como a Black Friday mostram com ainda mais intensidade o que tem mudado no mercado, especialmente online. A inteligência artificial, com sua fama cada vez maior, também se faz presente nessas transformações.
O que tem chamado a atenção dos profissionais recentemente é o uso do machine learning, uma tecnologia que se baseia em dados para determinar novas ações ou decisões. Ele pode ser aplicado em diversas áreas e níveis de qualquer negócio, mas uma das mais interessantes está nas estratégias de preços e promoções — inclusive em tempo real.
De acordo com a plataforma Glew, a otimização de preços é uma das possibilidades da análise preditiva, o centro do machine learning. É possível utilizar informações gerais para tomar essas decisões, como os valores praticados pelos concorrentes ou dados históricos de vendas, mas também é possível personalizar a jornada de compra do cliente ainda mais.
“Com os dados dos consumidores, o e-commerce pode programar promoções para grupos específicos dentro do seu público, analisando o comportamento de compra anterior para criar ofertas de Black Friday mais direcionadas. Isso aumenta as chances de conversão e aprimora a experiência ao mesmo tempo”, explica Rafael Ataíde, diretor de Data & Tech da agência full service Adtail.
A inteligência artificial também pode trabalhar de maneiras diferentes com novos e antigos clientes. No primeiro caso, as ferramentas ajudam a oferecer promoções específicas para quem está comprando pela primeira vez. No segundo, pode-se trabalhar um programa de lealdade ou mesmo descontos nos produtos mais adquiridos por cada pessoa.
Segundo Rafael, a tecnologia está por trás de todas essas possibilidades. “Não se surpreenda caso você e um amigo ou familiar façam compras no mesmo e-commerce e encontrem preços e promoções diferentes. Nem mesmo se, conforme a demanda geral de determinados produtos muda, os valores também variarem”.
Ainda não se sabe qual será a resposta do público a esse modelo de “preços dinâmicos” que podem mudar em tempo real conforme a IA informa sobre as melhores decisões, especialmente em épocas como a Black Friday. Em teoria, os resultados devem ser positivos, visto que todo o uso de machine learning se baseia no que cada cliente prefere.
“De uma forma ou de outra, as regras do jogo estão mudando. As estratégias estão se tornando mais competitivas e as vendas devem ser cada vez mais assertivas daqui para frente. A Black Friday é a grande data na qual essas técnicas se mostram mais populares, mas elas valem para o ano inteiro. Se você não se familiarizar com elas agora, minha aposta é que terá que fazer isso muito em breve”, conclui o especialista.