Percebendo uma possível lacuna em seu serviço, Eau Thermale Avène, uma marca Pierre Fabre Dermo-Cosmétique, começou a investigar como o WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular em Hong Kong, poderia ser útil para o CRM. Com a China sendo um de seus três principais mercados internacionais, a empresa também queria integrar o WeChat em sua estratégia de marketing, um aplicativo extremamente popular em todo o país. Foi então que conectaram o SleekFlow com seu WhatsApp Business API e conta oficial do WeChat para lançar um programa de fidelidade atualizado em 2022.
Para manter um banco de dados de CRM centralizado, a marca lançou seu programa de fidelidade, Eau Thermale Avène club HK, e recrutou membros por meio de um aplicativo de celular em 2020. Eles reduziram a barreira de entrada para ser membro e tornaram o registro muito fácil de concluir.
No entanto, as etapas extras necessárias para baixar um app podem adicionar camadas de atrito à jornada do cliente. Por isso, a marca precisava trabalhar com um provedor oficial de soluções de negócios do WhatsApp, que oferecesse integração de vários canais e ferramentas de automação, para otimizar seu fluxo de trabalho de vendas e marketing.
O programa de fidelidade atualizado não exige mais o download de um app. Os clientes podem digitalizar um código QR para iniciar uma conversa com o Avène Smart Assistant via WhatsApp ou WeChat.
A marca obteve um selo verde de verificação do WhatsApp, que é exibido ao lado do nome da empresa, também pré-personalizou mensagens de consulta e criou um chatbot inteligente para orientar seus membros no registro e acesso a outros serviços, como verificação de histórico de pontos e resgate de recompensas.
Como resultado, os clientes estão mais motivados a interagir com a marca pelo WhatsApp devido à sua conveniência e facilidade de uso. A cada compra, eles só precisam tirar uma foto do recibo e enviá-lo pelo WhatsApp para ganhar pontos de resgate.
A Eau Thermale Avène também utiliza ferramentas personalizadas de integração e automação da API do SleekFlow para atualizar automaticamente os pontos acumulados do cliente em seu banco de dados e enviar uma mensagem para informar o cadastro atualizado.
Quando o lead decide comprar, o consultor envia os detalhes do carrinho de compras e um link de pagamento para finalizar a compra no WhatsApp. Após o pagamento, o SleekFlow aciona duas regras de automação: atualizar os pontos de associação e enviar um aviso para recompra após três meses.
Dessa forma, a marca pode conectar os pontos de suas estratégias de marketing omnichannel medindo o retorno dos gastos com anúncios, novas consultas, o tempo de resposta, vendas e receita e resultados de marketing de retargeting.