Em meio à pandemia, as lives patrocinadas por marcas assumiram destacada relevância para o meio artístico. Trata-se de um cenário inimaginável à época em que os contratos entre o Ecad e as principais plataformas online e de streaming foram firmados, o que fez com que o Ecad, na condição de representante da classe artística no que se refere à arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública de músicas, voltasse sua atenção às novas formas de uso e de remuneração desses profissionais.
Neste contexto, a empresa esclarece que patrocinadores e promotores de lives patrocinadas, promovidas por meio de redes sociais ou plataformas de outras naturezas, devem procurar o Ecad para regularizar o pagamento de direitos autorais de execução pública de forma prévia à utilização das obras musicais. Este pagamento é essencial para que os autores também sejam remunerados por seu trabalho e sua obra.
Caso agências de publicidade, seus clientes ou qualquer marca planejem realizar eventos online com transmissão ao vivo ou lives patrocinadas, devem procurar o Ecad por meio de uma das suas unidades em todo o país. Desta forma, será possível calcular o valor a ser pago aos autores para remunerá-los pela transmissão de suas músicas.
O Ecad é uma empresa privada, sem fins lucrativos, que existe para manter a música viva e permitir que compositores, músicos e artistas possam viver de forma digna de seu trabalho.