A Black Friday 2024 promete ser um marco para o comércio eletrônico. As vendas podem atingir a marca de R$ 7,6 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano passado, segundo uma pesquisa da Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini. Além disso, 66% dos consumidores já estão decididos a aproveitar a data para fazer compras, conforme levantamento da Wake; assim, empreendedores precisam estar preparados para atender à alta demanda, maximizar suas vendas e otimizar a operação em múltiplos canais.
Uma das principais aliadas para enfrentar esse desafio é a automação junto a Inteligência Artificial, que cumprem um papel estratégico. É possível ampliar o alcance das campanhas e garantir margens mais eficientes, oferecendo uma vantagem competitiva fundamental em uma das datas mais importantes do comércio eletrônico.
“É importante buscar soluções que tornem os processos internos mais rápidos para focar no que realmente importa; por exemplo, o timing. Para quem é empreendedor, a Black Friday não é somente no dia 29 de novembro, ela acontece principalmente no pré, com ações estratégicas para conquistar o cliente. No dia, já convencido, ele vai só efetuar a compra”, destaca Victor Popper, CEO da Loja Integrada.
Tanta antecipação importa porque mais da metade dos consumidores (55%) já sabe que quer comprar na Black Friday desde bem antes, já no mês de abril, quando foi realizada uma pesquisa pelo Opinion Box. Mas, mesmo com tanta antecedência, o bombardeio de promoções do período pode deixar os clientes sobrecarregados de informações e dúvidas — provocando, muitas vezes, o abandono de carrinho.
Nesse caso, a Automação de Marketing, recente solução da Loja Integrada, é um exemplo adequado de como simplificar processos e aumentar a eficiência de uma operação. Ela se destaca por ser uma ferramenta que, a partir dos modelos de machine learning, envia mensagens automatizadas para clientes que não finalizaram suas compras durante a navegação, incentivando o fechamento do pedido. Nos últimos meses, a solução gerou mais de R$ 23 milhões em vendas recuperadas para os lojistas.
“Vender uma segunda vez para o mesmo cliente é cinco vezes mais barato do que conquistar um novo público. Por isso, reter seu cliente em datas sazonais mantém a fidelização e te faz sair na frente dos concorrentes”, destaca Popper.
Outro ponto importante dentro de qualquer estratégia é a garantia de que os produtos estejam em diferentes canais e cadastrados da forma correta nos marketplaces. Isso assegura que o consumidor tenha o catálogo completo da loja à sua disposição no momento da compra e não enfrente erros para a finalização.
Por meio de soluções como o Hub de Canais, também da Loja Integrada, os empreendedores conseguem submeter seus catálogos de produtos para diferentes marketplaces, otimizando o cadastro de itens e garantindo altas taxas de aprovação. Com base nas regras de cada marketplace, a inteligência artificial sugere automaticamente os atributos corretos para os produtos serem aceitos rapidamente pelas plataformas desses marketplaces. Isso reduz significativamente o tempo de inserção e aumenta as chances de sucesso nas vendas, um diferencial importante em datas como a Black Friday.
“No cenário onde boa parte das vendas ocorre em marketplaces, o maior desafio era adaptar produtos a diferentes formatos e exigências”, explica o CEO. “Para superar essa barreira, desenvolvemos modelos generativos de IA que garantem que novos produtos sejam cadastrados com qualidade de dados e adaptados automaticamente às exigências específicas de cada marketplace.”
Nos últimos meses, a Loja Integrada também anunciou outras inovações que ajudam os lojistas a se prepararem para grandes datas como a Black Friday: o link de carrinho compartilhável, uma ferramenta de avaliação de produtos e seu mecanismo de busca atualizado.