A Diálogo Logística, especialista nacional em entregas courier, aponta crescimento de 47% na média diária de operações feitas no modelo Ship From Store (SFS), que utiliza o estoque de lojas físicas mais próximas do cliente para atender a pedidos feitos online. O exemplo mais significativo vem da parceria de quatro anos com a rede internacional de varejo C&A. Desde que a estratégia SFS foi iniciada em parceria pelas empresas há um ano, a alta de entregas pela logtech neste modelo vem crescendo e saltou mais de 1.000% no último trimestre – passando de 300 para 3,4 mil pedidos mensais, em média, com essa prática nas lojas da rede no Sul do país, considerando as entregas realizadas pela Diálogo.
O resultado revela sintonia com o atual momento do mercado, em que as companhias estão apostando em estratégias Omnichannel (multicanal) para ganhar mais produtividade, reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes. A tendência foi impulsionada especialmente pelo crescimento do e-commerce brasileiro, que estima movimentar 342 milhões de pedidos e gerar 18% de acréscimo em receita em 2020. O cenário está provocando forte concorrência no varejo e gerando táticas para atrair a atenção do consumidor e sair na frente nas vendas online.
A alta também tem influenciado positivamente os números do setor logístico, mas resulta em desafios tanto para as marcas quanto para as transportadoras: é preciso aliar bons produtos e bons preços a soluções de entrega mais rápidas e que atendam às exigências dos consumidores.
Com o reforço nas ações de Ship From Store, a Diálogo Logística tem conseguido reduzir em pelo menos 80% o prazo médio de cada entrega ao cliente final de redes parceiras, a exemplo da própria C&A, e outros grandes players desde maio. “Enquanto as entregas normais levam, em média, seis dias do momento do pedido do cliente à loja até o recebimento da mercadoria em casa (por envolver a passagem por centros de distribuição), com o SFS o produto é recebido em até um dia útil”, sinaliza Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística.
O sucesso desse tipo de operação, porém, só é possível com a convergência de áreas distintas das duas empresas. Na parceria entre C&A e Diálogo, o segmento envolve os setores de Supply Chain, lojas e Tecnologia da Informação (TI) da C&A e de Operação, Comercial, Atendimento e TI da Diálogo Logística.
“É uma experiência que gera benefícios mútuos: para o varejista possibilita utilizar o estoque disponível na loja mais próxima do cliente final, gerando entregas mais ágeis, baratas e satisfatórias; para a transportadora é uma oportunidade de otimizar suas rotas de entrega e aumentar a produtividade, uma vez que aproveita as rotas de entrega para realizar as coletas nas lojas; e, principalmente para o consumidor, que terá maior portfólio de produtos à disposição e receberá a mercadoria mais rápido e sem sair de casa”, destaca Ricardo Hoerde.