A estratégia de conexão entre marca e consumidor tem se tornado cada vez mais necessária. A criação de mapas de empatia, personas, arquétipos, posicionamento e outras ferramentas do branding tem sido realizada com mais atenção e detalhes.
Escolher o rosto propaganda para representar organizações, marcas, produtos dentre outros sempre foi um ato de muita importância na publicidade. Por isso, o uso de celebridades, subcelebridades e descobertas no universo da fama é uma peça fundamental na elaboração de peças e campanhas publicitárias, sejam elas no meio online ou offline. Com a tecnologia digital cada vez mais presente na vida dos consumidores, é preciso que as marcas se façam presentes e atuantes nesse meio. Prova disso é o aumento e atualizações das redes sociais, canais ideais para atingir seu público alvo e prospectar o público potencial.
Logo, é visível o alto investimento das marcas em influencers, pois esse movimento tem mudado até o formato de mídias já conhecidas. Exemplo ativo é o reality show Big Brother Brasil apresentado na TV Globo. O quadro de participantes, que antes era formado unicamente por anônimos, agora se encontra com metade da casa formada por famosos, o que reverbera no aumento do público, que vai além das gerações que se encontram na frente da TV, alcançando assim quem se encontra nas telas de smartphone.
A explicação do sucesso de tal ação se dá no resultado do estudo de Nielsen Trust in Advertising de 2021, que afirma que 71% dos consumidores confiam em publicidade, ou seja, opiniões e posicionamentos de influenciadores. Então, fica nítido que tudo na comunicação está ligado ao objetivo da estratégia, por isso, essa escolha precisa ser criteriosa, a fim de alcançar o resultado que se espera de cada ação.
Continuando com a visão de Nielsen, seu relatório Anual de Marketing de 2022 aponta que a influência digital ocupa o quinto lugar na confiança do consumidor, o que significa que de todo modo o ser humano tem o hábito de se espelhar no outro.
Antes de se fazer a escolha de uma influência digital, é de suma importância mapear se a identidade e imagem desse influencer estão em equilíbrio, após isso analisar se os valores deste conversam os da sua marca, se o público é o mesmo e então, partir para a parceria e criação de conteúdo que visa o objetivo final da campanha planejada.