Com o fechamento de quase 150 lojas de varejistas em um ano, muitas empresas brasileiras estão se concentrando no crescente mercado de comércio eletrônico como forma de cortar custos e aumentar as vendas. No entanto, de acordo com Max Zagrebin, CEO da Sellesta, apenas estabelecer uma presença online não é mais suficiente para se destacar nesse competitivo cenário online. Em vez disso, aqueles que buscam garantir visibilidade e participação de mercado adotarão cada vez mais experiências inovadoras de vendas on-line e técnicas de otimização de página de produto como parte de sua estratégia de conversão.
“Para empresas que mudam de lojas físicas para vendas online, a primeira estatística a ser observada é que a taxa média de conversão de comércio eletrônico ficou em 2,2% no primeiro trimestre de 2023“, explica Max Zagrebin. “Existem partes da experiência de compra física que tomamos como certas, como os clientes manuseando e inspecionando os itens antes de comprar e a relativa inconveniência de comparar preços entre lojas concorrentes.”
“O comércio eletrônico é um campo totalmente diferente; embora os clientes não possam analisar fisicamente um produtos, eles podem comparar preços instantaneamente e navegar de loja em loja”, continua Max. Esse aspecto diferente proporcionado pela experiência de compra on-line significa que os vendedores são obrigados a tornar suas páginas de produtos o mais otimizadas e atraentes possível, para se destacar da concorrência e gerar conversões.
“É por isso que estamos vendo um aumento nas empresas que buscam maneiras de aprimorar as experiências online para dos clientes provenientes da loja física, como oferecendo recomendações de produtos no lugar de assistentes na loja e outras maneiras inovadoras de aumentar as vendas e expandir seus negócios”, acrescenta. “Isso pode ser qualquer coisa, desde adicionar um vídeo, que 89% dos entrevistados dizem que os convenceu a fazer uma compra, até refinar sua estratégia de SEO e garantir o máximo de descoberta.”
Quando se trata de analisar a concorrência, o Insights de Mercado da Sellesta oferece às empresas de e-commerce a chance de monitorar seus concorrentes e os preços de seus produtos, como forma de atrair clientes que buscam os produtos com preços mais competitivos.
O mercado de e-commerce brasileiro é líder mundial, com uma taxa de crescimento projetada de mais de 20% ao ano até 2025, quase o dobro da média global. Grande parte desse crescimento é impulsionado por pequenas e médias empresas de comércio eletrônico, que faturaram cerca de R$703 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento impressionante de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, as taxas de conversão de clientes brasileiros no e-commerce são cerca de metade da média global, e 78% dos brasileiros preferem fazer compras por meio de um aplicativo. “O que esses números nos dizem é que os clientes brasileiros de comércio eletrônico geralmente são a favor da conveniência e estão mais do que dispostos a abandonar a pesquisa, isso se não encontrarem o que procuram rapidamente”, continua o CEO da Sellesta.
À medida que mais empresas brasileiras transitam do comércio físico para o e-commerce, e as preferências do consumidor também mudam para compras online e, cada vez mais, no aplicativo, a otimização da página do produto se tornará um fator mais difundido e crucial para o sucesso de uma empresa, acredita Zagrebin. “95% dos compradores on-line não têm uma ideia específica de qual produto desejam comprar e muitas vezes se deparam com uma seleção extensa de itens semelhantes. Ser capaz de oferecer a essas pessoas uma experiência de compra rápida, inteligente e satisfatória por meio de widgets baseados em AI que ajudam a escolher o produto certo é o que as empresas precisam fazer se quiserem pertencer ao e-commerce do futuro.”