Os
impactos do coronavírus no mundo estão sendo percebidos por toda a
população, todos os tipos de empresa e em todos os países, sejam eles
desenvolvidos ou não. Mas é verdade que ao mesmo tempo que muitas
companhias estão perdendo muito neste período, outras estão gerando
oportunidades durante a crise e incrementando os seus negócios.
Dados da SEMrush , líder global em marketing digital, trazem o
panorama da interação da população mundial com os segmentos mais afetados durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com Maria Chizhikova Marques,
coordenadora de mercado, o estudo avalia o comportamento online e traz a
tendência de pesquisas na internet em todo o mundo. “Muitas
empresas foram afetadas negativamente, como o setor aéreo que é o que
mais sofre neste cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na
internet deixa claro que os serviços que ajudam no trabalho em casa, no
entretenimento e na saúde estão se destacando positivamente neste
cenário”, afirma.
Confira abaixo a análise da SEMrush com os setores mais afetados
durante a pandemia.
Quem ganhou!
1- Plataformas de trabalho
remoto
Com as equipes trabalhando de casa, as empresas
precisaram se adequar ao novo modelo e buscar plataformas para fazer
reunião. Plataformas como Zoom e Skype cresceram significativamente
desde o início da quarentena. De acordo com o levantamento da SEMrush, o
volume de pesquisas pela plataforma Zoom cresceu 233% de fevereiro
para março entre os brasileiros. Enquanto isso, o Skype recebeu 1,5
milhão de buscas em março, enquanto a média mensal é de 700 mil.
2- Plataformas de
mensagem
Com o isolamento social, os brasileiros
passaram a utilizar muito mais os canais de mensagens online para se
comunicar. Segundo a pesquisa, o Slack, por exemplo, deve ter um
crescimento de 82,73% nas buscas de fevereiro a março deste ano em
mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing.
3- Plataformas de saúde e
fitness
Sem poder sair de casa, todos estão se
adaptando para não perder o ritmo dos exercícios e buscando alternativas
para isso. A busca por cordas de pular e halteres cresceram 70%,
enquanto a demanda por ioga online aumentou 66%. É a preocupação com a
saúde física!
4- Plataformas de
streaming
Fazer maratona de séries está entre as
atividades mais realizadas. E os números comprovam! O levantamento da
SEMrush revela que as pesquisas por Disney+ cresceram 43,5%, enquanto
que as buscas por HBO e Netflix aumentaram 24% e 18%, respectivamente.
Entre os brasileiros, a busca por Netflix, em
março, teve seu maior volume de pesquisas no último semestre,
totalizando 16 milhões de buscas na internet. A HBO também seguiu o
mesmo
caminho, com 2,1 milhões.
5- Empresas de
delivery
Café da manhã, almoço, jantar, compras no
supermercado e até mesmo os produtos dos pets. Os aplicativos de
delivery estão crescendo a cada dia durante este período em que as
pessoas não saem de casa. As pesquisas pelos serviços aumentaram,
mundialmente, em média 80%.
Além de dados globais, a SEMrush trouxe um
recorte regional sobre os brasileiros em relação às marcas iFood e Uber Eats. A primeira cresceu 50% o volume de pesquisas entre
fevereiro e março deste ano, já a segunda teve um aumento de 22,3%.
Quem – infelizmente –
perdeu!
1- Companhias
aéreas
Com as fronteiras de muitos países fechadas,
as empresas aéreas estão sofrendo uma das piores crises da história – se não a pior. No
Brasil, os volumes de pesquisa pelos sites das principais companhias
aéreas (Latam, Gol, Azul) apresentaram aumento de
tráfego em março em comparação aos meses anteriores, já que muitas
pessoas passaram horas nos sites das empresas aéreas tentando
alterar ou devolver passagens compradas. Por mais que os acessos tenham
aumentado, entende-se que o contexto para essas companhias tenha
sido negativo, já que remarcações e cancelamentos de tickets acompanham
resultados de mercado graves.
O crescimento no volume de acessos realizados
pelos brasileiros no sites você confere abaixo:
– Latam: 2,3%
– Gol: 7,4%
– Azul: 10%
2- Empresas de
eventos
Sem poder promover shows, festas,
apresentações e eventos em geral que dependem do público, a área de
eventos também está entre as mais afetadas negativamente. No
Twitter, os eventos que mais provocaram decepções ao público foram:
Ultra Music Festival, Coachella e Fórmula 1. E entre os emojis mais
utilizados nas discussões deste tópico, claro, estava o de choro
simbolizando a tristeza dos fãs.
3- Hotelaria
Se não tem viagem, também não tem hóspedes.
As maiores redes de hotéis do mundo estão sofrendo com seus quartos
vazios. O volume de pesquisas para este setor, no Google, caiu em
média 4% entre janeiro e fevereiro e a expectativa é de que o acumulado
de março caia ainda mais, ao contrário das companhias
aéreas.
Os mais atingidos foram os Raffles Luxury
Hotels (-33%), Choice Hotels (-19%) e Hotel Belmont, Aman Resorts, Ritz Carlton e Disney Resort Hotels (todos -18,5%).
Enquanto os volumes de pesquisa de empresas
aéreas devem se recuperar em março, os das principais redes de hotéis deverão cair ainda mais em março em uma média do setor de
14,9%.
Quer conferir o estudo completo? A SEMrush
disponibilizou as informações no site:
http://pt.semrush.com/blog/impacto-economico-do-coronavirus-quem-ganhou-e-perdeu-com-o-covid-19-no-mercado/