A MindMiners – startup brasileira especializada em pesquisas digitais – em parceria com a A.T. Kearney, realizou um estudo para entender o hábito de consumo de cerveja dos brasileiros.
Os hábitos dos consumidores de cerveja têm mudado nos últimos tempos, com as cervejas artesanais começando a ganhar espaço em um dos maiores mercados da bebida no mundo – e a incomodar as grandes multinacionais que dominam o setor.
A análise identificou quais as marcas de cerveja mais conhecidas, quais são aquelas que os brasileiros mais gostam, quais são as mais rejeitadas. Também identificou o posicionamento que as marcas construíram frente aos consumidores e o quanto o mercado de cervejas premium e artesanais tem ganhado terreno no Brasil.
Entre as descobertas, podemos destacar:
- Skol e Brahma continuam sendo as marcas mais conhecidas pelo consumidor brasileiro, mas Itaipava, Antártica, Heineken e Bohemia também têm conhecimento acima de 90%;
- Skol (21%) e Heineken (16%) são as preferidas entre os entrevistados;
- Heineken e Budweiser são as marcas com maior força (preferência dos consumidores nos canais de consumo mais relevantes)
- O consumo de cerveja mais frequente ocorre em casa, enquanto restaurantes aparecem como o canal com menor frequência;
- O principal motivo para consumir cerveja artesanal é o sabor, mas a cultura e a moda têm um impacto significativo;
O estudo identificou que a regionalidade e a idade dos entrevistados impacta diretamente seu perfil de consumo, além de indicar a associação que os consumidores fazem com as marcas:
- Heineken: esportes;
- Skol: praia e Carnaval;
- Eisenbahn: restaurantes;
- Itaipava: festas de rua;
- Original: bares e botecos.
Outras descobertas do estudo incluem:
Cervejas Artesanais
- 12% dos entrevistados consomem com frequência;
- 53% já tomou algumas vezes;
- Maioria dos consumidores têm entre 25 e 40 anos e são principalmente homens.
Região
No Sul, Bohemia e Eisenbahn aparecem entre as top 5 preferidas em restaurantes (23% e 22%, respectivamente)
Classe social
Heineken e Budweiser se destacam em restaurantes, festas/baladas e em casa independente da classe social (na classe C, a média de preferência das duas marcas nesses canais é de 38%)
Gênero
Na balada, a preferência por Skol das mulheres é maior que a dos homens (38% x 31%)
Idade
Acima dos 41 anos, a preferência por Antártica nos bares é alta (41%, ante 21% da média da marca em todas as idades)
Veja aqui o estudo completo.