Quando a SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, constatou seu sucesso de vendas no Brasil, percebeu que sua operação logística precisava crescer de forma rápida e eficaz. Para isso, investiu na criação de um Receiving Center, mantendo assim a agilidade e a qualidade das entregas no Brasil. A estrutura foi criada em parceria com a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, em um formato inédito para a SHEIN no País que contou com a sinergia e experiência da área de e-commerce da DHL.
“Todo o desenho técnico foi feito por nossos times de engenharia e de automação, desde a concepção da operação até os fluxos e processos. O layout logístico foi criado em parceria com a SHEIN para uma melhoria contínua e em atendimento as necessidades de uma distribuição ágil e eficiente que o consumidor brasileiro espera”, explica Gabriela Guimarães, Vice-presidente de E-commerce e Varejo da DHL Supply Chain.
O serviço contratado foi de Inbound com o recebimento dos pacotes em sacas ou pallets. Após o recebimento da carga no Receiving Center, a equipe tem um prazo de três horas para realizar 100% do processo estabelecido. Os pacotes menores e médios são direcionados ao sorter e logo depois seguem para o transporte. No caso de pacotes maiores, eles passam por uma triagem em uma esteira manual no qual o time da DHL Supply Chain é que realiza a separação.
A DHL Supply Chain iniciou as atividades do Receiving Center com 400 colaboradores fazendo o trabalho manual de separação dos pacotes na estrutura montada no galpão de 28 mil m2 da SHEIN localizado em Guarulhos. “Na segunda semana, já subimos a produtividade tanto no volume, quanto no número de pessoas. Com o start da automação, usando seis sorters para separação dos produtos, chegamos a 500 mil pacotes por dia”, explica Gabriela Guimarães.
“A parceria com a DHL Supply Chain representa mais um avanço em nossa cadeia de suprimentos. Estamos empenhados não só em fortalecer nossa rede logística, como também em proporcionar cada vez mais agilidade e eficiência aos nossos serviços, inclusive durante grandes picos de demanda”, afirma Felipe Feistler, Country Manager da SHEIN no Brasil.
A tecnologia teve um papel fundamental no desenvolvimento de todo o projeto, principalmente com automação completa dos sorters com robôs, PDA (rádio frequência) e WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns), mas o diferencial foi a capacidade de, em pouquíssimo tempo (2 semanas), contratar um efetivo temporário de mil pessoas para entregar o trabalho.
“A escalabilidade foi crucial em nossa proposta. Demonstrarmos a capacidade de erguer a operação com um volume alto em um espaço pequeno de tempo, associado a toda expertise em e-commerce, com a garantia da qualidade da operação e a possibilidade de, no futuro, agregar outras soluções como first mile e transportes no geral”, destaca a Vice-presidente de E-commerce e Varejo da DHL Supply Chain.