
O que é fidelizar um cliente? Em tese, é a probabilidade dos consumidores fazerem negócios com uma marca de forma contínua e repetida. Outro aspecto importante é como as pessoas defendem e indicam sua empresa. O conhecido NPS (Net Promoter Score) , indica que a principal forma de fidelizar um cliente é indicar um serviço específico a um amigo ou familiar.
Porém, a parte mais delicada da fidelização do cliente não é o conceito em si, mas como adotar estratégias e medidas para chegar a este ponto. Investir em satisfação, no foco no cliente certo e atender a feedbacks são algumas das medidas citadas por especialistas para ter um negócio contínuo e duradouro.
Relacionada a todos esses requisitos está a transparência, que sustenta relações centradas no cliente e facilita a adoção de práticas de fidelização efetivas. Esse é um dos focos da thanks for sharing , produtora audiovisual de animação 2D voltada para a produção de vídeos corporativos que oferece soluções ágeis e pensadas para as necessidades de cada cliente.
A transparência constitui uma das bases da atuação da empresa, tanto interna quanto externamente. Para que o produto audiovisual esteja de acordo com as expectativas do cliente, a transparência precisa permear desde a reunião de briefing até a entrega, passando pelas etapas de produção (planejamento e estratégia, definição de storytelling, definição do estilo visual e composição e finalização do vídeo) e pelos feedbacks do cliente.
No
mercado audiovisual, especialmente,
as atividades e processo costumam ser conduzidas de forma “intuitiva” e a
comunicação entre clientes e criativos é feita de forma pouco
estruturada – o que resulta em menor transparência e visibilidade e
diminui as chances de um relacionamento entre as partes se tornar
duradouro. A falta de processos de organização e de plataformas que
facilitem esse compartilhamento de informações contribui para que os
projetos caminhem de forma menos fluida e eficiente, dentro de uma caixa
preta.
Para preencher esse gap do mercado e,
consequentemente, fidelizar clientes, a thanks for sharing
utiliza uma
plataforma por meio da qual os profissionais têm acesso ao feedback do
cliente em tempo real. A dinâmica de trabalho é baseada em metodologia
ágil, que delimita claramente as etapas e entregáveis de cada
projeto, além de mensurá-las e entregar insights ao time e aos clientes.
Desta forma, o produto é entregue de forma
mais rápida e em conformidade com as expectativas do cliente. “É
importante pontuar que essa forma de produção funciona com clientes de
diferentes tamanhos e que atuam em distintos setores. Podemos citar
alguns dos nossos clientes, como Braskem, Herbalife, BIC e Tupperware”,
comenta Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for
sharing.
A transparência está presente também no
relacionamento dos colaboradores da empresa com eles mesmos e com os clientes. Em relação ao processo de produção do conteúdo
audiovisual, é essencial que sejam transparentes a reunião de briefing, as etapas
de produção (planejamento e estratégia, definição de storytelling, definição do estilo visual e composição e finalização do
vídeo), os feedbacks do cliente e a entrega do produto final.
“Fazemos questão de lidar com todas as
situações com transparência no time thanks, uma vez que não utilizar isso a nosso favor pode causar falhas de comunicação entre
colaboradores e clientes e, pior ainda, pode comprometer nosso processo de entrega ao cliente”, finaliza Simone.