A FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) entregou na última sexta-feira (19/02), em Brasília, os prêmios para a dupla vencedora do concurso FenapróUniversitário 2020, que elegeu a melhor campanha criada por universitários matriculados em cursos de publicidade e propaganda de todo o País sobre o tema “Publicidade: qual é o futuro do mercado de trabalho? “.
Os vencedores da edição de 2020 foram Maria Clara Sales e Vitor Maurílio Freire da Silva, da Universidade de Brasília (UNB), com a campanha “O futuro da publicidade não é só olhar para a frente. É olhar pro lado”, e também a orientadora da dupla, a professora Isabela Lara Oliveira. Os alunos receberam um Macbook Air (cada), e a professora orientadora, um Ipad. Eles também ganharam um ano de licença de uso do Adobe Creative Cloud.
Os prêmios foram entregues pelo presidente do Sinapro-DF, Anselmo Pinheiro. “Estamos muito satisfeitos de que os melhores trabalhos tenham sido desenvolvidos por estudantes da Universidade de Brasília, que se destacaram entre os mais de 100 participantes de todo o Brasil pela criatividade, desempenho e qualidade da campanha”, destacou Pinheiro, no evento de premiação.
Na ocasião, a entidade também anunciou a data das inscrições para a edição de 2021 do concurso, entre os dias 18 e 29 de outubro. O tema deste ano será definido a partir de ideias que serão levantadas em ações de aproximação com as universidades, que serão realizadas pela Fenapro, e que também buscarão reforçar a oportunidade do FenapróUniversitário para o aprimoramento e o desenvolvimento dos alunos matriculados nos cursos de propaganda e publicidade de todo o País.
“Nosso objetivo é incentivar que os jovens estudantes de publicidade e propaganda de todo o País participem do concurso, tenham uma experiência prática da criação de uma campanha – do briefing à veiculação – e, principalmente aproximar ainda mais o Sistema Sinapro/Fenapro da academia, com discussões sobre o futuro da atividade”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Na edição de 2020, o concurso recebeu 69 inscrições de 11 estados e contou com a participação de 138 estudantes. Para este ano, a meta é que pelo menos 18 estados participem da premiação, levando a oportunidade a mais estudantes do País.
Para Anselmo Pinheiro, presidente do Sinapro-DF, o FenapróUniversitário, que é uma iniciativa da FENAPRO, em parceria com Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda), tem o propósito de descobrir e dar oportunidade aos talentos que ainda estão nas universidades e valorizar os profissionais da propaganda.
A campanha vencedora foi produzida pela Fenapro e veiculada no dia 04 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Propaganda em mais de 30 jornais e veículos de comunicação com cobertura em todo o país.
As campanhas foram analisadas por uma Comissão Julgadora constituída por Alexis Pagliarini, presidente executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Humberto Mendes, fundador do FenapróUniversitário e Marcelo Ribeiro, executivo da Fenapro.