Terminou hoje, dia 11, a disputa das semifinais da Copa do Mundo da Rússia de 2018. A França, que venceu ontem a Bélgica por 1 a 0, encara a Croácia, que hoje bateu a Inglaterra na prorrogação por 2 a 1, na grande decisão do torneio mais importante do mundo do futebol.
O Jogada do Marketing traz agora um resumo de como foram as semifinais e os palpites para o grande campeão e para a disputa de terceiro e quarto lugar. Começando pela partida de ontem, França e Bélgica duelaram para decidir o primeiro finalista.
A Bélgica foi melhor durante boa parte do primeiro tempo, sufocou os franceses e teve algumas boas chances de abrir o placar com arrancadas de Hazard pela esquerda e cruzamentos venenosos. Mas a melhor chance do primeiro tempo foi em um chute de Alderweireld, zagueiro da Bélgica, que parou na defesaça de Lloris.
Antes do intervalo a França equilibrou o jogo e levava perigo em arrancadas de Mbappé. A melhor oportunidade francesa do primeiro tempo saiu de uma bela jogada do atacante, que rolou para Pavard chutar e parar na linda defesa de Courtois, com o pé direito.
No segundo tempo as coisas se equilibraram um pouco até os seis minutos, quando Griezmann cobrou escanteio e Umtiti desviou de cabeça para o fundo do gol. 1 a 0 França e a Bélgica teve que sair para buscar o empate. Os franceses tiveram algumas oportunidades de matar o jogo com Giroud e em dois contra-ataques no fim da partida, de Griezmann e Tolisso, mas ambos pararam em lindas defezas de Courtois e a partida terminou assim.
A França volta a uma final depois de 12 anos (perdeu a final de 2006 para a Itália nos pênaltis) e vai em busca do bicampeonato. São três finais nos últimos 20 anos (1998, quando foi campeã, 2006 e 2018).
A Bélgica, por sua vez, depois de uma ótima campanha, busca a melhor colocação em Copas de sua história. Em 1986 terminou na quarta colocação. Se vencer a Inglaterra, os belgas conquistam o inédito terceiro lugar.
ACABOU! A FRANÇA DERROTA A BÉLGICA E VAI ATRÁS DO BICAMPEONATO MUNDIAL 20 ANOS DEPOIS! ??#FRA #BEL#FRABEL #Copa2018 pic.twitter.com/mKxhjvptyz
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) July 10, 2018
Na outra semifinal, Croácia e Inglaterra fizeram um jogo sensacional. Logo de cara, aos cinco minutos de jogo, o lateral direito, Trippier, em uma linda cobrança de falta, marcou e deu a vantagem para a Inglaterra. Foi o primeiro gol de falta em uma semifinal de Copa desde 1962, quando o Chile marcou na derrota para o Brasil por 4 a 2.
Com o gol cedo a partida tomou um rumo que durou um longo período: a Croácia apertava para tentar empatar e a Inglaterra tentava puxar contra-ataques com Sterling para matar o jogo. Nada disso deu certo até o fim do primeiro tempo, que terminou 1 a 0.
No segundo tempo a Croácia continuou pressionando e chegou ao gol de empate aos 23 minutos, com Perisic completando cruzamento de Vrsaljko. Os ingleses chegaram a reclamar de falta, mas o gol foi validado. Perisic ainda acertou uma boa na trave antes do fim do jogo, mas terminou assim, 1 a 1.
Foi o terceiro empate seguido da Croácia por 1 a 1 nesse mata-mata da Copa. Nas oitavas, empatou por 1 a 1 contra a Dinamarca e venceu nos pênaltis. Pelas quartas, 1 a 1 contra a Rússia, 1 a 1 de novo na prorrogação (a partida terminou 2 a 2) e outra vitória nos pênaltis e novamente na semifinal, 1 a 1.
Na prorrogação, mais uma vez os croatas marcaram. Mandzukic, aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, marcou e colocou a Croácia na primeira final da história. A Inglaterra tentou, mas não conseguiu empatar a partida.
A Croácia agora chega à decisão com a melhor campanha da história. Em 1998 a seleção ficou em terceiro. Na ocasião, perdeu a semifinal para a França, adversária da final em 2018. Mesmo que saia derrotada desta revanche, terminará em segundo e terá assim a melhor campanha de sua história em Copas. A Inglaterra disputa o terceiro lugar neste ano.
ACABOU! A CROÁCIA VENCE A INGLATERRA DE VIRADA E VAI À SUA 1ª FINAL DE COPA DO MUNDO! ???#CROENG #Copa2018 pic.twitter.com/lCOpFZ6riD
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) July 11, 2018
Confira as datas, os horários e os palpites dos dois últimos jogos da Copa do Mundo da Rússia:
Disputa de 3º e 4º
Sábado, 14 de julho – 11h
Bélgica x Inglaterra
As equipes se enfrentaram na última rodada da fase de grupos desta edição da Copa. Na ocasião, como ambas estavam classificadas, entraram com o time reserva, e a Bélgica saiu vencedora pelo placar de 1 a 0, com gol de Januzaj. Desta vez, o jogo vale algo, e as equipes devem entrar em campo com mais vontade (além dos times titulares).
Por ter jogado um dia depois e 30 minutos a mais que os adversários, acredito que a Inglaterra chegue fisicamente desgastada para essa partida. E para a Bélgica, seria histórico uma vitória, então acho que os belgas entrarão com mais vontade. Por tudo isso somado, acredito que a Bélgica termine com a terceira posição.
Final
Domingo, 15 de julho – 12h
França x Croácia
Sem dúvidas a França é favorita. Tem mais time, jogadores melhores e inclusive “mais camisa”, como se costuma dizer. Mas do outro lado tem uma seleção que fez história, chegou mais longe do que muitos acreditavam que fossem capaz e chegam motivados pelo sonho de um título inédito (e chegam mais cansados por terem jogado três prorrogações).
Levando estes fatores em consideração, acredito que a França seja campeã. Mas, como sou supersticioso (e todas as partidas da Croácia neste mata-mata terminaram 1 a 1), acredito que este seja também o resultado da final. Se a França realmente vencer, meu palpite é de que seja na prorrogação ou nos pênaltis. E cá entre nós, minha torcida é pela Croácia.
15 DE JULHO: FRANÇA E CROÁCIA! ??????????#CROENG #Copa2018 pic.twitter.com/vULSlMSaG2
— Copa do Mundo FIFA ? (@fifaworldcup_pt) July 11, 2018