Funcionários da gigante do varejo estão preparando uma petição contra o retorno do trabalho presencial. A ação acontece em resposta ao anúncio da empresa, que determinou a volta aos escritórios por pelo menos três vezes na semana.
O que os funcionários alegam?
O documento desenvolvido pelos colaboradores inclui dados de uma pesquisa interna realizada pela companhia no ano passado que indicava a preferência de trabalhadores pelo home office.
Na consulta, 56% dos funcionários disseram que preferiam “sincronizações mensais no escritório” e 31% indicavam que gostariam de ir “ao escritório 1 a 2 dias por semana”.
Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que sua capacidade de concentração ao trabalhar em casa era boa.
A petição também aponta 6 razões contra o retorno ao escritório:
- O remoto aumenta a produtividade do trabalhador.
- Trabalhadores preferem a escolha do local.
- Permite contratar e desenvolver os melhores.
- Economiza dinheiro para a Amazon e para os funcionários.
- Melhora o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- O trabalho no escritório afeta pais, minorias e pessoas com deficiências.
Será que esse é o Fim do home office total?
Recentemente, até o Zoom, empresa que se tornou sinônimo de trabalho remoto, solicitou retorno do time ao presencial.
Movimento de Mercado?
Diversas big Techs já embarcaram nessa onda. Por enquanto, Apple, Alphabet (do Google) e Meta (do Facebook) exigem três dias no escritório dos antigos funcionários, e novas vagas dessas gigantes raramente aceitam o regime híbrido ou remoto.
No entanto, a disputa da Amazon com os funcionários demonstra a dificuldade das empresas em tentar convencer os funcionários a abandonar o home office após três anos vivenciando-o.
A alegação das empresas é que o retorno ao presencial fortalece a cultura e a colaboração, no entanto, sabemos que existem muitos fatores por trás dessa opção, como a necessidade de controle e a falta de adaptação da liderança ao formato de comunicação assíncrona.
Eu, particularmente, acredito que é um mito achar que criatividade e inovação só acontecem com o trabalho presencial.
Ficou bem claro, durante a pandemia, que é possível criar e inovar em diversas modalidades.
A análise que precisa ser feita é sobre como as empresas conseguirão se adaptar as novas realidades e entender que algumas mudanças exigirão uma postura e ações diferentes.
Na Agência Nomadz temos 6 boas práticas que conduzem nosso modelo de trabalho remoto, são eles:
? 1. Seja Direto e Claro:
Nada de mandar um “Oi, Tudo bem?” e só continuar quando a pessoa lhe responder, seja cordial, mas não deixe de oferecer o contexto e agilize a comunicação.
? 2. Evite Mensagem privadas:
Se as conversas e solicitações ocorrem apenas de forma privada, o resto da equipe perde a visibilidade, histórico, não participa das decisões e não sabe o que está acontecendo.
? 3. Reunião X Vídeo:
Que tal trocar aquela reunião rápida por uma explicação do que você precisa em vídeo. Aqui na Nomadz sempre gravamos as solicitações específicas via Zoom, o receptor pode verificar e ainda consultar no futuro.
? 4. Documente as Soluções:
consideramos o tempo de cada pessoa como algo valioso, por isso, que tal você documentar todas as questões e problemas que surgirem? Não se esqueça de explicar a solução aplicada, com certeza será útil no futuro.
? 5. Cuidado com o Controle:
Estar num escritório não significa que o trabalho esteja sendo executado, também vale para alguém online, o ideal é aprender a medir eficiência pelas entregas e resultados.
? 6. Esteja atento ao formato:
Toda mensagem precisa ser clara para o receptor, preocupe-se também com a forma como está entregando essa mensagem, organize sua mensagem visualmente em blocos e simplifique, sempre que possível.