O rebranding, assinado pela FutureBrand São Paulo, apresenta uma evolução do negócio ao se tornar ainda mais focada no ambiente digital e nas relações humanas. Com uma identidade visual que acompanha o novo momento da marca, Vagas apresenta um universo visual vibrante, dinâmico e preparado para o digital. O logotipo em caixa baixa reforça o caráter próximo e simples da marca enquanto os elementos visuais trazem dinamismo e destacam as características visionárias, humanas e transformadores de Vagas.
“Esse novo momento da Vagas.com é uma demonstração do nosso engajamento e realização do nosso propósito, que é o de promover encontros de valor entre profissionais e empresas. Nosso pioneirismo em tecnologias para recrutamento e seleção já ajudou milhares de empresas a tornarem seus processos mais ágeis e eficientes como também na administração de bilhões de candidaturas de profissionais. Nessas mais de duas décadas de experiência, acumulamos uma gigantesca expertise nesse mercado e construímos o maior banco de dados do gênero no País. Proporcionamos um ecossistema único e capaz de promover milhões de conexões entre empresas e candidatos. O que estamos fazendo agora é aperfeiçoar ainda mais essas conexões por meio da utilização novas tecnologias e do uso da inteligência artificial. Com essas melhorias, acreditamos que passaremos a oferecer melhores experiências a todo o ecossistema”, analisa Wesley Barreto, especialista em gestão na Vagas.com.
“Vagas acredita que a conexão certa tem a capacidade de impulsionar jornadas e encontros profissionais. Então, o que fizemos foi dar corpo para essa crença a partir da criação de um novo posicionamento e das experiências conectadas de marca que colocam Vagas na liderança dos movimentos de mercado”, avalia Filippo Vidal, estrategista de marca e diretor na FutureBrand São Paulo.
Pioneira em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, a companhia planeja realizar o investimento de R$ 100 milhões em cinco anos e novo posicionamento institucional. A estratégia que a empresa pretende adotar contempla um alinhamento da marca às reais necessidades de empresas e candidatos, passando por processos seletivos mais diversos, inclusivos e aderentes e o lançamento de produtos e serviços mais integrados ao recrutamento de seus parceiros.
Os recursos estão sendo direcionados para a criação de soluções que proporcionem o aperfeiçoamento na abertura de processos seletivos, que ofereçam maior integração com o ecossistema Vagas.com ou que tornem a gestão dos processos seletivos mais efetiva, entre outras melhorias. “A Vagas.com investe constantemente na evolução da sua plataforma, tanto para profissionais como para empresas e continuará investindo para entregar mais valor nas conexões de processos seletivos”, explica Barreto.
Novas demandas, novos desafios
O processo de construção e desenvolvimento da logomarca durou cerca de 9 meses. Foram envolvidos profissionais das áreas de Marketing, Produtos e Tecnologia da Informação, além de consultores externos. A nova identidade da marca traz uma linguagem visual com o objetivo de comunicar os valores da companhia e sua nova fase. “Toda a empresa está organizada para atender ao sucesso dos clientes de maneira mais ágil e assertiva. Trata-se de uma mudança de marca que comunica o nosso movimento para o futuro, para atender às novas demandas e dar foco nas conexões que gerem valor”, diz Barreto. “Queremos que todos percebam que nossa marca é humana, que está atenta a todas as necessidades e mudanças na sociedade”.
O especialista aponta ainda quais serão os desafios futuros para a companhia e toda a sociedade a partir das constantes evoluções e transformações dos processos de recrutamento e seleção. “O mercado de trabalho tem se tornado muito dinâmico e novos valores e temas entram na pauta de contratação. Para o futuro é fundamental que as empresas considerem a importância dos diferentes temas de diversidade de pessoas e que estejam preparadas para incluí-las. Com a velocidade das mudanças, também será importante que as empresas considerem a capacidade de aprendizado e informações além dos currículos em seus processos seletivos, ou seja, que utilizem a história das pessoas para construir a ponte para o futuro delas nas organizações e suas capacidades de se moldar às demandas que surgirão nas empresas. Portanto, trabalharemos como assistentes de recrutamento e seleção, fornecendo apoio e inteligência para as empresas e, do outro lado, como mentores de candidatos, oferecendo apoio à carreira por meio das nossas informações e experiência em processos seletivos”, finaliza Barreto.