Chip em garrafa da marca vai detectar nível de hidratação dos jogadores e recomendar a quantidade exata de bebida.
A Seleção Brasileira de Futebol é a primeira no mundo a contar com uma solução de hidratação inédita na história do esporte. Após dois anos de pesquisas, Gatorade, marca parceira de nutrição esportiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desenvolveu soluções personalizadas para os jogadores da equipe de Felipão. Uniu ciência e tecnologia para prover a hidratação dos atletas e informar em tempo real à comissão técnica a condição de nutrição individual de cada um.
O resultado do longo trabalho foi a customização da fórmula de um isotônico para cada jogador e uma garrafa inteligente. A garrafa é individual e nominal e contém um chip que mensura o nível de hidratação de cada atleta, de acordo com a quantidade ingerida do líquido. As informações coletadas pelo chip são acompanhadas na tela de um tablet, em tempo real, pela comissão técnica, à beira do campo. Os dados são cruzados com os resultados dos testes de suor que têm sido feitos antes e depois de todos os treinos e jogos, desde o início de 2012. Essa análise permite uma recomendação de hidratação de altíssima precisão.
“No esporte de alto nível toda e qualquer diferenciação é importante. Isso exige uma busca constante por inovações dentro e fora do campo. A solução personalizada para cada atleta é algo inovador e pode ser uma vantagem competitiva importante para a Seleção Brasileira”, afirma Carlos Aberto Parreira, coordenador técnico da equipe brasileira, com dois títulos mundiais conquistados e uma carreira de estudos do futebol dentro e fora dos gramados.
“O cenário do esporte está mudando. As diferenças entre ganhar e perder são cada vez menores, e as equipes estão procurando cada oportunidade de obter vantagem. Personalizar nutrição pode ajudar a dar aos atletas uma vantagem”, disse Asker Jeukendrup, PhD, Diretor Global Senior do GSSI (Gatorade Sports Science Institute).