A GDB, adtech com metodologia proprietária de tecnologia e ativação de mídia, investe em um conjunto de soluções para criar otimização e eficiência no processo de construção personalizada de assets criativos através de inteligência artificial. Este módulo, batizado de Creative Services, apoiará agências e anunciantes na entrega de uma comunicação ainda mais customizada e eficiente.
Através do GDB Creative AI, adiciona-se uma camada de engenharia de personalização criativa às já consolidadas soluções de segmentação contextual, brand safety e otimizações. Isso gera completa integração entre o pensamento de público da marca e desenvolvimento da proposta de comunicação em cada território deste público.
Dentre os serviços apresentados, que vão desde soluções mais simples como redimensionamento de peças e tecnologia de dinamização de criativos até adequação de mensagens criativas via IA, o escopo permanece: trazer relevância e capacidade de otimização dos resultados através de customização com ênfase nos territórios e estratégia de cada uma das marcas.
“Nossa entrega SafeMedia já unifica elementos contextuais e objetivos de performance, sempre respeitando a segurança da marca, mas agora elevamos essa customização a outro nível”, diz Fernanda Massa, Head of Sales da GDB. “Estamos muito felizes com os resultados extraídos por essa solução, e o feedback sobre a qualidade que temos recebido pelas marcas não poderia ser melhor”. complementa.
Para ampliar a relevância e o engajamento das campanhas, os criativos são adaptados aos diferentes segmentos de público e contextos nos quais estão inseridos – considerando a identidade de marca, territórios de atuação, narrativas e até o apelo simbólico e cultural de cada audiência, possibilitando um nível muito mais próximo de comunicação entre marcas e seus consumidores. Tudo isso de forma ágil e com uma ampla variedade de peças, desenvolvendo um conteúdo diversificado e com conceitos relevantes, em formatos pensados para cada contexto da campanha.
Como funciona:
A partir do briefing que orienta a estratégia da campanha, o processo – realizado junto aos gerentes de marca e o time criativo das agências – passa pela definição de pilares de comunicação, territórios contextuais, objetivos de campanha, e junto com assets específicos da marca (como aplicação de logo, identidade visual, tipografia etc). A partir dessas definições, cria-se anúncios personalizados para cada território, tendo como grande vantagem o desenvolvimento de formatos criativos em escala, com relevância e qualidade, em poucos dias de trabalho.
Não é só tecnologia: todo processo é dirigido e revisto por profissionais da GDB, além dos conceitos serem previamente aprovados por marca e agência. Tudo feito de forma próxima e ágil, permitindo ajustes de rota, otimização de elementos e refinamento da linguagem dentro da proposta conceitual.
O primeiro cliente da nova solução proprietária do GDB foi Babysec, marca nº1 de fraldas no Brasil da Softys, em parceria com a VML Brasil – que explorou esse potencial na sua mais recente ativação de mídia digital, permitindo que a comunicação fosse muito mais personalizada e próxima. O objetivo era retratar a maternidade e a paternidade com mais diversidade e em diferentes cenários, indo além do foco apenas no produto e o associando a memórias e possibilidades.
“Por meio da personalização de criativos, a campanha trouxe representatividade refletindo a diversidade das famílias brasileiras. Esse esforço de adaptação de peças ao contexto não só fortaleceu a conexão emocional com os consumidores, mas também contribuiu para a visibilidade da marca Babysec na categoria, reforçando seu compromisso com a identificação e o acolhimento de todas as famílias”, declara Marcel Santos, diretor de mídia da VML Brasil.Após a produção, os anunciantes podem também utilizar as peças em outras campanhas ou canais, incluindo mídias sociais e out of home. Todas as soluções são oferecidas de forma complementar às entregas tradicionais do GDB SafeMedia para todos os seus parceiros e clientes.