Empresa distribuirá 297 toneladas de alimentos para mais de 63 mil caminhoneiros que atuam no abastecimento de produtos em mercados de todo o Brasil
A multinacional americana General Mills – dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Betty Crocker e Carolina – anuncia o aporte de R﹩ 9,6 milhões, por meio de ações de sua fundação filantrópica e com doações de produtos, para auxiliar instituições e ONGs que estejam atuando com programas para minimizar os danos causados pela pandemia de Covid-19 no Brasil. As iniciativas visam garantir alimentação para crianças de escolas públicas das cidades onde a empresa possui unidades fabris e levar auxílio imediato em regiões mais afetadas por questões sociais. A companhia contará com o apoio do Instituto Melhores Dias e o Ação da Cidadania, organização não-governamental que possui alcance nacional.
O Ação da Cidadania atuará com a doação de 15.500 cestas básicas em 14 estados do país, fornecendo itens de alimentação e higiene pessoal para cerca de 70.000 pessoas, em conjunto com instituições que atuam em assistência social em cada uma das localidades escolhidas: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. ” A parceria com uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vai agregar muito à nossa campanha contra os efeitos sociais negativos do Covid-19 no Brasil. Com este apoio poderemos chegar a ainda mais famílias”, afirma Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Já o Instituto Melhores Dias mapeou, com auxílio das prefeituras, as famílias e bairros das cidades onde a General Mills possui unidades e que deverão receber o auxílio nos próximos meses. Os beneficiados prioritários serão famílias de crianças que estão sem acesso à merenda escolar, por conta da paralisação das aulas em escolas públicas municipais. Os locais beneficiados serão Pouso Alegre/MG, Paranavaí/PR, Ribeirão Claro/PR e Cambará/PR.
A General Mills estabeleceu também a entrega de kits de produtos, a partir de todos os seus centros de distribuição e das fábricas localizadas em Cambará/PR, Pouso Alegre/MG e Recife/PE, para motoristas de operadores logísticos, que fazem parte das atividades consideradas essenciais e continuam atuando para garantir o abastecimento de alimentos a população brasileira. Somente no mês de abril, a empresa doou 64 toneladas em produtos para mais de 16 mil motoristas, que muitas vezes encontram dificuldade em se alimentar durante o trabalho nas estradas, com tantas restrições adotadas devido as questões de isolamento social. Até o mês de julho, a empresa doará mais de 297 toneladas de produtos e atingirá mais de 63 mil caminhoneiros.
A empresa ainda realizou ações pontuais nas cidades de Paranavaí/PR e Pouso Alegre/MG. Em Paranavaí, a companhia realizou a doação de seis estruturas para suporte de álcool em gel e 120 litros de álcool em gel, ambos para hospitais municipais na cidade. As estruturas para álcool em gel foram fabricadas na unidade fabril da General Mills na cidade com tubos de PVC. O suporte permite que as mãos sejam higienizadas sem a necessidade de tocar a garrafa plástica, sendo possível disparar um jato de álcool em gel ao acionar a estrutura com os pés – semelhante ao mecanismo para abrir lixeiras. Em Pouso Alegre, a General Mills produziu em sua planta local caixas de policarbonato. As caixas são usadas para garantir a segurança de médicos, enfermeiros e auxiliares durante o entubamento de pacientes com sintomas de Covid-19 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. A ideia da organização foi contribuir com algo que diminuísse as possibilidades de contágio da Covid-19 especialmente por profissionais da saúde que estão diariamente em risco.
Tais iniciativas fazem parte de um plano global da companhia que está destinando mais de 25 milhões de reais ao redor do mundo somente para questões relacionadas ao acesso à alimentação, com intermédio da Charities Aid Foundation America. “Sabemos que muitas vezes a merenda escolar acaba sendo a principal refeição de algumas crianças socialmente vulneráveis, por isso, neste período sem aulas, queremos garantir a alimentação delas e de suas famílias. Vamos fornecer, em parceria com o Instituto Melhores Dias, itens de alimentação e higiene pessoal para famílias nas comunidades nas quais estamos presentes. Já com o Ação Cidadania, atuaremos em outra grande preocupação para a General Mills, que é ajudar aqueles que foram afetados socialmente de alguma forma nas regiões mais atingidas pela pandemia.”, conta Patrícia Zebele, gerente de Assuntos Corporativos da General Mills para América Latina.
A companhia está avaliando outros programas e instituições para novos investimentos no Brasil em função do combate aos danos causados pela Covid-19.
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Mais Vita e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há muitas gerações. Como parte da expansão de seus negócios no País, em 2016, adquiriu a Carolina, líder regional em laticínios e reconhecida por marcas de destaque em iogurtes como Carolina, VeryGurt e Gluck.
Sobre a Ação da Cidadania
Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
É um movimento social que nasceu baseado em um conc]eito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2019 foram arrecadadas mais de 33.000 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando mais de 3.500.000 famílias com o equivalente a 132.000.000 de pratos de comida distribuídos desde 1993. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada em todo o país, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais, especialmente nas ODS’s 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e 10 (Redução de Desigualdades).