A pandemia transformou definitivamente o mercado de educação. Depois de suspender o ensino presencial e impulsionar o uso de novas tecnologias, as instituições retomaram as atividades presenciais e se depararam com a necessidade de modernizar todos os seus processos com a mesma velocidade. Do mesmo modo, as empresas também necessitam de ferramentas ágeis para capacitar e treinar seus colaboradores.
Foi neste cenário que nasceu o Genial4 (www.genial4.com), EdTech acelerada pela Qyon Tecnologia – empresa especializada no desenvolvimento de softwares com aplicação de inteligência artificial. O Genial4 traz uma série de inovações para professores, alunos, instituições de ensino e, também, para empresas que desejam fomentar e acelerar a educação em seu ambiente de negócios.
De acordo com Renato Forti, responsável pelo desenvolvimento do Genial4, a primeira versão da plataforma conta com um módulo para otimizar o tempo do professor e automatizar atividades da sua rotina. A ferramenta tem funcionalidades que auxiliam tanto na elaboração de provas, quanto na correção de gabaritos, por visão de computador. Nesse contexto, um professor é capaz de corrigir dezenas de provas em poucos minutos, por meio do app disponível gratuitamente para IOS e Android. Segundo Aline Sanches, professora de ensino superior há mais de 15 anos, que atualmente ministra aulas no curso de Psicologia, da Universidade Estadual de Maringá (PR), os testes realizados confirmam a eficácia da plataforma. “Fizemos muitos testes e a otimização de tempo no processo de correção de provas, por exemplo, é enorme. Um professor que em geral gasta 3 horas contínuas para corrigir 50 provas, consegue reduzir esse tempo para apenas 15 minutos com o Genial4”, afirma.
Forti explica que a plataforma também torna possível distribuir uma prova física de forma online e vice-versa. A ferramenta ainda coleta, notifica e analisa os resultados em tempo real, detecta plágio, permite a organização simples dos cursos e disciplinas e fornece uma série de ferramentas de comunicação entre o aluno e professor. Segundo o executivo, o estudante que faz uso do Genial4 conta com um calendário acadêmico e uma timeline da disciplina, que possibilita o acompanhamento de eventos, como por exemplo, visita técnica, trabalhos, provas entre outros.
Além de utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma Genial4, as instituições de ensino podem se beneficiar da conexão dos seus sistemas internos diretamente às APIs da ferramenta. Dessa maneira, passam a obter todas as métricas para automatizar processos em tempo real.
A plataforma educacional está disponível, no momento, apenas para universidades. Em breve, porém, poderá ser utilizada por instituições que ofereçam cursos técnicos e profissionalizantes, por escolas de Ensino Fundamental e Médio, além de empresas.
No caso do mundo corporativo, o Genial4 traz uma plataforma EAD, que pode ser manuseada de maneira simples e fácil. Os líderes da companhia poderão fazer a inclusão de módulos para que o colaborador realize seus cursos de capacitação, avaliações e obtenha as certificações necessárias. A ferramenta também permite a realização de avaliações desde o processo seletivo até o acompanhamento de desempenho dos profissionais.
“Estamos trabalhando em uma 2ª fase do projeto, que contemplará novas funcionalidades à ferramenta. Posso adiantar que todas as novidades vêm sendo desenvolvidas com o uso de inteligência artificial e vão auxiliar não apenas o corpo docente, mas os estudantes. O aprimoramento do Genial4 trará funções extremamente interessante e as novas ferramentas vão impactar positivamente não só a forma de ensinar, mas a absorção de conteúdos e a forma de estudar”, completa Mauricio Frizzarin, CEO da Qyon Tecnologia, empresa investidora e parceira da plataforma Genial4.
Vale ressaltar que o Genial4 oferece às instituições de ensino e às empresas um período de teste gratuito da plataforma por 30 dias e que a implantação de tecnologia é um dos recursos requisitados no processo de avaliação institucional pelo Ministério da Educação.