Por Gabriel Argenta, Creative Lead da Greenpark
Quantas vezes você já ouviu do cliente: “quero fazer um viral”? Como se fosse um formato. TVC, spot de rádio, post, carrossel… A busca por criar conteúdo viral é um desafio constante – ainda mais se pensarmos em viral como ‘earned media’. Na palestra “GO VIRAL OR DIE! How to create viral marketing hits”, Michael Krivicka (whoisthebaldguy.com – tenho certeza que você já viu algum viral que ele fez) compartilhou insights sobre como ‘chegar lá’.
Krivicka começou desafiando o conceito tradicional de viralidade. Ele enfatizou que o foco não deve ser criar algo viral, mas sim concentrar-se no conceito por trás da ideia. “Não faça um anúncio”, enfatizou, destacando a importância de manter a simplicidade e a relatabilidade para atrair o público além do fato das pessoas não gostarem de propaganda. 🥲
É óbvio mas regularmente deixado de lado: originalidade. É preciso surpreender o público com algo que ele nunca viu, incentivando a criatividade e a inovação sempre. “A ideia de algo viral não deve vir do produto, mas sim de como você usa o produto”, ele explicou.
Outro ponto fundamental foi a autenticidade. Michael destacou a importância de contar histórias genuínas que ressoem com o público de forma emocional. Ele nos lembrou que as melhores campanhas virais são aquelas que cativam os espectadores sem depender de discursos verbais, enfatizando a importância de contar a história apenas visualmente – 1 a maioria das pessoas assistem vídeos no celular sem áudio; 2 se o vídeo funcionar sem áudio a chance de viralizar em outros países é maior.
Ele é totalmente contra entrar em trends. “Por que uma marca quer fazer o mesmo que todas as outras marcas estão fazendo?”. Encorajou a criação de trends próprias, em vez de se perder nas modas passageiras.
Aqui o que achei mais interessante da palestra em 10 bullets para você que tem preguiça de texto corrido 😅
1. It’s not about views
Não se trata apenas de conseguir visualizações. As visualizações podem ser compradas. É só pedir ajuda da mídia.
2. Don’t make an ad
Pessoas não gostam de compartilhar anúncios. Mantenha simples. Mantenha relacionável. Surpreenda o espectador com algo nunca visto antes.
3. Originality is the key
Seja o primeiro a fazer algo. Seja original. Temos 3 segundos para prender a atenção de uma pessoa scrollando o feed.
4. It’s not about you (brand/product)
A ideia de algo viral não deve surgir do produto, mas sim de como você o utiliza. Sua marca/produto é um coadjuvante aqui.
5. Think in headlines
Como a ideia seria noticiada no jornal? Pense grande.
6. Make it simple
Se você não pode explicar a ideia em um slide, a ideia não é boa o suficiente.
Utilize recursos reais, sem CGI.
Melhor parecer UGC do que um filme de milhões $$.
7. Histórias Silenciosas
A ideia deve funcionar sem som, sem palavras. Ninguém assiste vídeos no celular com som. Assim a chance de viralizar em mais países.
8. Not your target
Não se direcione apenas aos fãs. O marketing viral é para ultrapassar as barreiras da audiência já conquistada.
9. Sem tempo irmão
Não deixe budget limitar a criatividade. A ideia é tudo. Não espere para agir. Mais vale uma ideia na rua do que 100 no Keynote.
10. Rethink the briefing
Seguir o briefing 100% resulta em ideias medíocres. Questione, proponha algo diferente e inesperado. Parta do princípio que o cliente – na maioria das vezes – não sabe o que quer/precisa.Aqui você pode ouvir o áudio na íntegra da palestra