No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o Grupo Boticário promove o maior movimento de marca da sua história para o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher – polo inovador dedicado ao financiamento e incentivo à pesquisas científicas sobre bem-estar e cuidado feminino em todas as fases da vida. Intitulado #PesquiseMeuCorpo”, o movimento, com conceito e filme assinados pela Agência GUT, tem como ponto de partida o paradoxo: ao mesmo tempo que o corpo feminino é alvo de um intenso monitoramento, julgamentos e imposição de padrões, ele também é pouco pesquisado e estudado cientificamente.
Por muitas décadas, a ciência priorizou o corpo masculino como padrão em termos de investigação e pesquisas, deixando de lado fatores essenciais para o bem-estar e cuidado feminino. É o que evidenciam estudos, como o realizado pela McKinsey (Closing the Women’s Health Gap) em 2024. Segundo a consultoria, ainda existe uma grande diferença entre os investimentos dedicados às pesquisas sobre o corpo masculino e feminino, resultando em uma lacuna significativa na obtenção de dados e conhecimento sobre a saúde e o bem-estar da mulher em todas as fases da sua vida – da puberdade à menopausa e senescência.
O movimento inédito do Grupo Boticário e o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher têm o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário e ser referência global em conhecimento sobre a mulher, impulsionando o bem-estar e o cuidado através de pesquisa científica de ponta, desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras, além do fomento à educação e empoderamento. Para isso, o Centro contará com parceiros nacionais e internacionais para a realização de estudos, sendo o primeiro deles o Hospital Israelita Albert Einstein, reconhecido pela sua excelência em saúde e pesquisa.
Para a Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, o movimento vai além da provocação – ele busca uma mudança concreta na forma como o corpo feminino é compreendido e tratado na sociedade. “Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender e cuidar? Equidade não é apenas garantir oportunidades iguais, mas também reconhecer e atender as necessidades reais da mulher, que muitas vezes são ignoradas. Queremos que as mulheres sejam protagonistas das próprias histórias e tenham acesso ao conhecimento sobre seus corpos”, explica Renata.
Para despertar a reflexão sobre a importância de estudar a mulher em todas as fases da vida e para entregar beleza em cada uma delas, o movimento conta com um filme hero que traz a tensão já em seu nome: “O corpo mais buscado é o menos pesquisado”. Estrelado por Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, o filme apresenta essas mulheres icônicas de uma forma nunca antes vista, por meio de exames de imagem – ilustrações que estimulam o debate sobre a importância de pesquisar o corpo feminino para além da estética, valorizando a ciência que estuda o cuidado e o bem-estar, e inclui as mulheres.
O trio, de diferentes perfis e faixa-etárias, simboliza as diversas fases da mulher, bem como a diversidade, a resiliência e o protagonismo feminino ao longo da vida. Isabelle representa a juventude e a busca por crescimento pessoal inspirando mulheres que estão construindo seus caminhos. Deborah, com sua versatilidade e autenticidade, reflete a mulher adulta, que equilibra múltiplos papéis e se reinventa constantemente. Já Zezé, com sua trajetória icônica, inspira gerações a lutarem por reconhecimento e igualdade. “Déborah, Isabelle e Zezé são mulheres que sentiram os impactos do julgamento e olhar superficial sobre seus corpos, cada uma ao seu modo e em sua trajetória de vida. Tê-las conosco no primeiro grande filme do Grupo Boticário é muito relevante e potencializa o alcance do movimento #PesquiseMeuCorpo, estimulando assim a reflexão que desejamos na sociedade”, diz Gomide.
“É muito evidente como as mulheres sofrem com objetificação dos corpos e ao mesmo tempo é uma realidade pouco explorada como objeto de estudo científico. A falta de estudos e pesquisas causa um impacto grande nas nossas vidas e é muito importante abrir um espaço para falarmos sobre. Mais do que uma ação de Dia da Mulher, queremos chamar atenção para esse chamado: pesquise meu corpo”, contam Sofia Calvit e Mellina Fontoura, Diretoras de Criação da GUT. Alessandra Visintainer, Managing Director da GUT, completa, “para a GUT, fazer parte de um projeto como esse é a confirmação de que estamos no caminho certo. Somos uma agência majoritariamente feminina, com uma liderança forte e engajada na luta pelos direitos dos corpos femininos. Quando recebemos o briefing, abraçamos o desafio de mostrar a importância de conhecer e estudar nossos corpos da forma correta. Transformamos uma iniciativa poderosa do Grupo em uma ideia criativa capaz de gerar impacto e amplificar essa mensagem essencial. Estamos muito orgulhosos do resultado!”
#PesquiseMeuCorpo, o filme hero e o Centro de Pesquisa da Mulher também serão lançados no South by Southwest (SXSW) 2025, um dos maiores eventos globais de inovação e tecnologia, realizado em Austin, Texas (EUA) de 07 a 14 de março. Pela primeira vez, o Grupo Boticário subirá ao palco, com a palestra “Beauty 2030: The 5 Trends Redefining the Future of Longevity” (em português, “Beleza 2030: As 5 tendências que redefinem o futuro da longevidade”), apresentada por Renata Gomide e Carla Buzasi, CEO da WGSN, curadoria global de tendências.
Com início no dia 7 de março, a campanha conta com uma ampla estratégia de mídia e conteúdos digitais, incluindo uma ação inusitada em Google Ads: a cada nova nova busca realizada com foco no corpo feminino, o internauta será impactado por um anúncio do movimento, direcionando para a landing page do Centro de Pesquisa da Mulher. Além de reverberação nas redes sociais e canais do Grupo Boticário, as marcas de consumo da gigante da beleza também levarão o debate para as suas redes, para amplificar a reflexão. Assista aqui o filme da campanha.
A campanha conta com o conceito e filme assinados pela Agência GUT; produção, Vetor; produtora de som Cabaret; PR, Máquina Cohn & Wolfe; Marketing de Influência, Publination; Redes e Mídia, So What; Advocacy Casa B.
Todas as informações sobre o Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário poderão ser encontradas em www.grupoboticario.com.br/centro-de-pesquisa-da-mulher.
Um novo olhar para o corpo feminino
O Centro de Pesquisa da Mulher integra o Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma iniciativa de colaboração multidisciplinar, que propõe um cuidado mais abrangente e integrado sobre o ser humano. Para uma atuação mais focada em temáticas de relevância científica e de impacto no bem-estar, o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas conta com polos menores especializados e com pilares fundamentais que incluem a condução de pesquisas avançadas sobre o olfato, os ciclos femininos, a pele, cabelos e couro cabeludo, sempre considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade. Desta forma, o Centro de Pesquisa do Olfato (criado em 2021) também está abaixo do Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas e, ainda em 2025, dois novos centros de pesquisa (Pele e Cabelos) serão lançados como espaço de estudo multidisciplinar, focado em tópicos como os impactos fisiológicos humanos.
Com um conselho de cientistas, pesquisadores especialistas em cuidado, bem-estar e beleza, o Centro de Pesquisa da Mulher conta com quatro pilares de atuação: fomento à pesquisas científicas sobre os ciclos femininos considerando as diferenças fisiológicas, hormonais, microbiota e as necessidades específicas de cada fase; educação e empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores; desenvolvimento de produtos a partir de um aprofundamento das necessidades das mulheres em todas as etapas da vida, incluindo momentos únicos como a gravidez, pós-parto, início da menopausa, etc; e, por fim, uma abordagem holística, garantindo uma visão integral sobre a beleza e bem-estar da mulher em sinergia aos demais polos de pesquisa do Grupo Boticário.