A inovação e a transformação marcam a nova fase da Koria, nome que substitui o antigo Grupo ArpiAspersul. O processo de rebranding foi conduzido pelo Grupo Criativo, responsável por consolidar as diversas unidades de negócio sob uma identidade única, alinhada à visão de futuro da empresa. Prestes a completar 30 anos de história, a Koria se estabelece como o maior ecossistema de soluções para pintura do Brasil, reunindo tecnologia, expertise e inovação para os mercados industrial, moveleiro e de repintura automotiva.
Para Rodrigo Leme, Diretor de Estratégia do Grupo Criativo, a mudança vai muito além de um novo nome: ela reflete um posicionamento estratégico e uma narrativa forte, que traduz a essência da empresa. “Nosso objetivo foi estruturar um branding que unificasse todas as soluções da Koria sob um conceito sólido, mantendo sua autoridade no setor e, ao mesmo tempo, ampliando seu alcance. O novo nome, a identidade visual e a comunicação foram desenhados para reforçar inovação, precisão e força, pilares que sustentam a marca”, explica Leme.
Segundo a Head de Branding, Joana Machado, o processo de naming da Koria foi um dos pilares do projeto, resultado de uma jornada intensa de pesquisas e validações conduzidas ao longo de nove meses. No total, 64 nomes foram analisados, até que a escolha final representasse plenamente os valores e a proposta da marca. “Koria nasce da fusão entre ‘cor’ e ‘coragem’, simbolizando transformação, expertise e presença. Além disso, a sonoridade forte e moderna transmite inovação e confiabilidade. O nome também faz referência ao vento ‘Kona’, que sopra de forma inesperada e intensa, representando mudanças e força. É uma marca feita para crescer e marcar território”, detalha.
A nova identidade visual foi inspirada no universo da pintura e do vento, refletindo a precisão dos processos e o dinamismo da marca. O logotipo em caixa alta traduz presença e autoridade, enquanto a letra “K” foi desenhada a partir do leque de pintura, simbolizando amplitude e transformação. A paleta de cores tem como protagonista o laranja vibrante, escolhido estrategicamente para se diferenciar no setor, complementado por tons neutros para reforçar modernidade e solidez.
Novo nome, mesma essência
Com a mudança, a Koria unifica suas antigas marcas – Aspersul, Arpi, Orange, Arply, Doxa e Tudo Para Pintar – sob uma só identidade, simplificando a comunicação e ampliando as possibilidades de mercado. A estratégia é consolidar a marca como referência absoluta no segmento, oferecendo um portfólio completo para todas as etapas do processo de pintura, desde a preparação até o acabamento. “A nova marca foi desenhada para expressar sua grandeza e consolidar seu espaço no Brasil e no mundo. Criamos um ecossistema visual e verbal que reflete a solidez de uma empresa que se reinventa, sem perder sua essência. Mais do que uma mudança de nome, Koria é um símbolo de evolução e crescimento contínuo”, conclui Rodrigo.
Com o slogan “Se tem cor, tem Koria”, a marca inicia esta nova fase reafirmando seu compromisso com inovação, qualidade e excelência, fortalecendo sua presença no mercado e abrindo caminho para um futuro de novas conquistas. A mudança de nome também reflete a solidez financeira e a visão estratégica da empresa, que vem crescendo de forma consistente e investindo na ampliação de sua presença no mercado. “A Koria é a materialização de um projeto ambicioso, que une toda nossa expertise em uma marca única, capaz de atender qualquer necessidade em pintura”, reforça o sócio-fundador Renato Nunes.
Para Ezequiel Nieto, também sócio da marca, o foco sempre foi entregar não apenas produtos, mas soluções que transformam e agregam valor aos projetos dos clientes. “Com a Koria, estamos simplificando a comunicação e ampliando as oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa essência: temos tudo para pintar tudo”, explica.
A Koria inicia este novo ciclo com o compromisso de continuar a ser referência em tecnologia, qualidade e atendimento, elevando a experiência de seus clientes a um novo patamar.
Crédito da foto: Voltaine Moraes