O IBOPE Repucom, líder no mercado brasileiro de avaliação do retorno de patrocínio e pesquisas esportivas, e a In Loco, empresa de tecnologia de localização com soluções de negócios para lojas físicas e apps, firmam parceria para aprimorar a oferta de soluções de avaliação de impacto e recall de patrocínios através de pesquisas mobile.
O estudo inicial ocorreu logo após a final da Copa do Brasil de 2018, quando as empresas conduziram uma pesquisa totalmente mobile exclusivamente com o público que esteve presente na Arena Corinthians para acompanhar a final do campeonato nacional em 17/10. O foco da pesquisa foi mensurar a associação das marcas patrocinadoras dos clubes e do torneio, assim como o impacto das ativações realizadas pelos patrocinadores oficiais da Copa do Brasil.
Entre as descobertas da pesquisa, identificamos que entre os espectadores entrevistados, 39% afirmaram que a final da Copa do Brasil foi o único jogo assistido em um estádio de futebol nos últimos 12 meses. Este comportamento é predominante entre as mulheres: dois terços do público feminino (65%) frequentaram estádios apenas na final nos últimos 12 meses. Entre os homens, somente 29% assistiram somente à final presencialmente no estádio no período.
Perguntados sobre o reconhecimento dos patrocinadores atuais de cada equipe (listagem das marcas de forma estimulada), as cinco marcas mais associadas pelos corintianos de forma correta foram: PES (Pro Evolution Soccer), Positivo, FOXLUX, Estrella Galicia e Universidade Brasil. Entre os cruzeirenses, as cinco marcas patrocinadoras com mais associações corretas foram: Caixa, Supermercados BH, Uber, Cemil e Fiat.
Sobre as marcas patrocinadoras da Copa do Brasil, foram listados todos os patrocinadores e parceiros oficiais do evento, e os mais associados ao evento foram: Continental Pneus (atual title sponsor da competição), Elo, Ford, Quartzolit e Sicredi.
Entre as ativações realizadas na final do campeonato, as mais lembradas pelo público presente no estádio foram: “Craque do Jogo” (o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, foi o eleito em votação), a “Cerimônia de Abertura” e “Luva de Ouro” (o goleiro Cássio, do Corinthians, foi o eleito por votação).
José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom comenta a novidade: “em sintonia com nossa missão de desenvolver e buscar novas soluções para o mercado de patrocínio no Brasil, a junção da experiência do IBOPE Repucom no mercado de avaliação de patrocínios com a tecnologia da In Loco possibilitará maior flexibilidade e agilidade na aplicação de pesquisas de avaliação do impacto de patrocinadores em eventos esportivos ou de qualquer outra natureza”.
Por fim, os entrevistados elegeram os atributos “Emocionante”, “Organização”, “Prestígio”, “Moderna” e “Democrática” como os cinco valores que melhor representam a Copa do Brasil, atualmente.