Como líder global em tecnologia e inovação, a Samsung pretende liderar pelo exemplo e defender a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres no local de trabalho. Além do mais, pesquisas mostram que os locais de trabalho que se destacam em DEI geram melhores resultados para as empresas, incluindo melhor envolvimento dos funcionários, retenção de talentos e maiores realizações financeiras.
Em comemoração à data, a Samsung Newsroom reuniu funcionários da Ásia, América do Norte, Europa, Sudoeste da Ásia e América Central e do Sul para compartilhar histórias sobre a cultura de DEI da empresa. Confira as entrevistas abaixo para saber como a Samsung está criando um espaço de trabalho seguro e inclusivo para todos os seus funcionários.
Mulheres apoiando mulheres por meio da comunicação aberta
Além de ser chefe de compras da divisão de Exibição Visual da Samsung, Clara Han é mãe de dois filhos que estão no ensino fundamental.
“Embora haja agora um movimento crescente em torno da participação dos homens na paternidade, as mulheres ainda têm dificuldade em construir e continuar suas carreiras depois de ter filhos”, diz Clara. “Como resultado, a Samsung se esforça continuamente para criar uma cultura em que os funcionários possam ser reconhecidos e cresçam independentemente do sexo, nacionalidade ou idade”.
“Estamos tentando criar um ambiente em que cada membro do grupo entenda e reconheça as diferenças individuais para que todos possam ter as mesmas oportunidades, receber uma avaliação justa e dar o melhor de si em todas as situações”, afirma Clara. “Toda voz importa, e ter a atitude de ouvir a todos impacta positivamente na eficiência e no desempenho do trabalho”.
Megan Detwiler, Engenheira da Samsung, envolveu-se com a Women in Technology da Samsung (WITS) logo depois de começar a trabalhar na Samsung Austin Semiconductor. Dentro do programa, Megan realiza várias campanhas para ajudar a aumentar a conscientização sobre a DEI entre os funcionários. Embora ela tenha aplaudido as oportunidades de desenvolvimento profissional do WITS para mulheres, incluindo conferências do setor, aulas e reuniões mensais, para Megan, a parte mais gratificante do programa foi seu senso de comunidade.
“Através do WITS, pude me conectar com pessoas em todos os setores da empresa, conhecendo desde aqueles em funções técnicas e não técnicas, em todos os níveis de liderança, técnicos e profissionais até vice-presidentes”, diz Megan. “Pessoas assim na Samsung, especialmente na WITS, investem esforços para garantir que você esteja preparado não apenas para ter sucesso, mas para realmente crescer e prosperar aqui”.
“O WITS me ajudou a encontrar minha voz para que eu tivesse não apenas essa confiança, mas também a coragem de amplificar as vozes de outras mulheres também”.
Manavi Pathak, Chefe de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional da Samsung R&D Institute India-Bangalore (SRI-B) também é membro ativo da Samsung Women’s Accelerated Network (SWAN). Ela destacou como um local de trabalho inclusivo, que atende com sucesso às necessidades das mulheres que ali trabalham, observando como as iniciativas e a cultura de DEI da Samsung permitem que mulheres talentosas tenham sucesso.
“As próprias mulheres estão exigindo mais do trabalho”, disse Manavi. “Na Samsung R&D Institute India-Bangalore, temos programas de desenvolvimento de liderança feminina, metas de contratação de diversidade, políticas de creche, licença especial, horários flexíveis e muito mais, todos os quais apoiaram meu desenvolvimento profissional e as carreiras de outras colegas mulheres na área de Pesquisa da Samsung”.
“A crise de COVID-19 reinventou a maneira como trabalhamos. Mais e mais mulheres querem trabalhar para empresas que priorizam a mudança cultural e melhoram a flexibilidade do local de trabalho, incluindo bem-estar, diversidade, equidade e inclusão dos funcionários”, disse Manavi. “As empresas que se destacam nesse sentido atrairão e reterão mulheres líderes”.
Adam Eaglefield, Gerente da Equipe de Engajamento da Samsung Electronics UK, também é membro da Women @Samsung ERG e de sua equipe, Male Allies. A associação realiza programas de mentoria e networking para desenvolver o talento feminino. Ele diz que, para realizar a DEI, a parte mais importante é que devemos não apenas ouvir as mulheres, mas também romper preconceitos inconscientes e entender o ponto de vista um do outro.
Maria Fernanda Gonzalez, Gerente Sênior de Relações Públicas e Comunicação da Samsung Electronics Mexico, também é membro da Women at Samsung (SEM-S). Ela fala sobre trabalhar para uma empresa que capacita ativamente as mulheres e abraça a equidade.
“A Samsung tem me apoiado me dando todos os meios para crescer desenvolver minha carreira, não só com oportunidades para crescer em cargos de liderança, mas também com as ferramentas para ir além dos meus objetivos”, disse Maria Fernanda. “Posso ser uma participante empática que contribui para o desenvolvimento dos outros membros da minha equipe.”
“Estou confiante de que com líderes femininas mais fortes, que possam inspirar a próxima geração de mulheres, seremos capazes de fechar a lacuna de gênero na indústria de tecnologia”, disse Maria Fernanda.
Lunch Talk e One Table: coleta de feedback dos funcionários para melhorar as experiências das mulheres no trabalho
Para criar um ambiente de trabalho do qual todos possam desfrutar, a Samsung realiza eventos anuais e campanhas para funcionários em todo o mundo, a fim de celebrar dias especiais de DEI, incluindo o Dia Internacional da Mulher, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Para o Dia Internacional da Mulher deste ano, a gerência e as executivas da Samsung realizarão uma reunião chamada de Lunch Talk, para discutir maneiras de melhorar a DEI. A Samsung também terá um evento, o One Table, organizado por Jong-Hee Han, para ouvir as preocupações das funcionárias, incluindo desenvolvedoras e mães que trabalham, além de discutir maneiras para promover a liderança feminina.
As ideias discutidas nas reuniões serão entregues à Secretaria de Diversidade, Equidade e Inclusão e integradas à gestão da organização. Os participantes e líderes discutirão como a Samsung pode fazer um esforço consistente pela igualdade de gênero e devem levar suas opiniões à administração, com sugestões de ideias que vão desde a mudança de mentalidade dos funcionários, até a melhoria sistêmica para a diversidade, a equidade e a inclusão.
Semana Global da Mulher: celebrando a diversidade, a inclusão e a igualdade de gênero
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Vice-Presidente, Jong-Hee Han, e o Presidente e CEO, Kye Hyun Kyung, enviam uma mensagem enfatizando a importância da igualdade de gênero e da DEI para todos os funcionários da Divisão DX. O Vice-Presidente Han destacou o valor da diversidade, equidade e inclusão com sua determinação de “fazer um esforço para formar uma cultura organizacional em que todos os funcionários de várias origens sintam que fazem parte da organização”. Ele enfatizou seu objetivo de ajudar os funcionários a “desenvolver totalmente seu potencial por meio da igualdade de oportunidades”.
Cerca de 5 mil executivos e funcionários da Samsung em todo o mundo interessados em DEI participam ativamente dos 33 ERGs da Samsung, que oferecem desde networking e orientação, até iniciativas em educação. Esses grupos trabalham duro não apenas para melhorar a experiência dos funcionários da Samsung, mas também como voluntários para devolver esse serviço à comunidade local. Entre eles, está o Women’s ERGs de grande escala, que operam programas para networking e desenvolvimento de carreira de executivas e funcionárias para fortalecer as capacidades das mulheres no trabalho.
Todos os anos, desde 2017, o One Family Council realiza um evento anual de caridade, chamado “Pink Box”, na Suwon Digital City, para mulheres jovens de famílias de baixa renda. Este ano, uma “Pink Box” contendo chaveiros DIY, itens femininos e mensagens de incentivo será entregue a 100 adolescentes.
Durante a semana do Dia Internacional da Mulher, as sedes regionais no exterior também realizam encontros com funcionárias, webinars sobre DEI com instrutoras externas e painéis de discussão, além de realizar eventos de entrega de presentes para as funcionárias e muito mais.
A Samsung continua trabalhando para criar um espaço que seja mais do que apenas um local de trabalho, e que promova o crescimento dos funcionários, permitindo que eles desenvolvam todo o seu potencial. O movimento da Samsung em se tornar uma organização em que os funcionários e a empresa possam crescer juntos está acelerando os passos em direção a um futuro melhor.