A Comunicação é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa ou negócio, por isso, deve estar na lista de um dos elementos mais importantes para a evolução de qualquer projeto.
Ainda mais nos dias de hoje, saber se comunicar, e com quem, se tornou a sobrevida para qualquer tipo de produto ou serviço. Além do mais, com o avanço tecnológico, as pessoas possuem ainda mais facilidade em mudar de opinião.
Preocupados em criar conteúdo dos mais diversos tipos e, muitas vezes, por redução de custos, empresário e empreendedores utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para criar posts de redes sociais e texto para blogs. É fato que ferramentas deste tipo ajudam bastante, contudo não a solução.
Pessoas buscam experiências e boas histórias
O fato é que os consumidores pagam tanto pela experiência, como pelo produto ou serviço. Um não vive sem o outro. E oferecer este combo é o primeiro passo para entregar conteúdo de qualidade.
Grandes empresas têm tido muito sucesso ao oferecerem para seus clientes a razão pela qual criam seus produtos ou serviços, como já exposto por Simon Sinek no The Golden Circle.
Isso quer dizer que os consumidores compram conceitos e histórias.
E para contar estas histórias é preciso que haja alguém que a escute e a escreva de forma estruturada e atrativa, com começo, meio e fim.
Neste sentido, ferramentas de IA são excelentes apoios de criatividade, oferecendo ideias e conceitos que, muitas vezes, não enxergamos. Mas, para contar tudo o que uma marca é e pode fazer, é preciso um profissional humano qualificado, como um jornalista, que vai entender o mercado, o nicho, o público-alvo e que irá se comunicar da forma mais adequada.
Não há como trocar um pelo outro. A empresa que apenas utiliza a IA para se comunicar, não terá sucesso, e o profissional de Comunicação que não se apoia nas ferramentas tecnológicas para ser mais criativo e para poder explorar possibilidades, não conseguirá prestar um serviço diferenciado.
Por Rafael Gmeiner
Jornalista especialista Produção de Conteúdo, CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há mais de 20 anos atua com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites.
Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores.
Há mais de 10 anos, é especializado no setor de Franquias, mas atende clientes de diversos mercados.