A Jotacom é a agência de maior destaque do mercado brasileiro a partir da Avaliação dos Clientes, de acordo com a edição 2024/25 do Agency Scope. O ranking, realizado pela consultoria Scopen, é o levantamento de maior credibilidade no mundo para avaliar as relações e o posicionamento das agências diante de seus clientes e do mercado publicitário – trazendo a cada dois anos as principais percepções sobre as imagens dos principais players do mercado, além de oferecer informações estratégicas para as agências, como desafios e oportunidades para o crescimento do negócio.
Com o resultado, a Jotacom conquista pela primeira vez a liderança do ranking considerando o “Total de Agências” segundo a Avaliação dos Clientes – superando a segunda posição pela satisfação dos clientes na edição 2022/23. Considerando o recorte apenas das “Agências Digitais”, a Jotacom ocupa uma posição consolidada, figurando pela quarta edição consecutiva do Agency Scope (2018/19, 2020/21, 2022/23 e, agora, 2024/25), como a agência mais bem avaliada pelos clientes – dominando o segmento.
“O foco da Jotacom é no relacionamento com o cliente e em oferecer a melhor solução estratégica e criativa de acordo com os desafios de comunicação de cada um. Por isso, estamos mantendo uma posição rara no mercado brasileiro de agências, que é de ter consistência no Agency Scope. E com o grande foco no cliente”, afirma Jurgis Figueiredo, CEO da Jotacom. O executivo destaca ainda o fato de a Jotacom ser a agência mais bem avaliada no mercado na opinião dos clientes. “São eles que conhecem bem o nosso trabalho e forma de atuar. Por isso, é um motivo de orgulho para toda a equipe ter novamente esse reconhecimento”.
Para construir o Agency Scope 2024/25, a consultoria Scopen entrevistou 850 profissionais, sendo 409 anunciantes (de 285 empresas distintas) e 441 profissionais de agências. Além da Avaliação dos Clientes, que considera as opiniões de quem está trabalhando com a agência avaliada, o estudo traz resultados também pela Percepção do Mercado, que analisa as impressões de todo o conjunto de anunciantes, clientes ou não, e a Opinião dos Profissionais de Agências.
Força nos atributos
A Jotacom se destaca, em 2024/25, em diversos outros aspectos. segundo a Avaliação dos Clientes.
A agência lidera nada menos que 14 dos atributos avaliados, com destaque para os atributos de criatividade original, criatividade eficaz, tem capacidade em Data, oferece serviços integrados, entre outros. A liderança é isolada em 6 dos 14 atributos, sendo eles: “É uma agência avançada no uso da IA”, “Bom serviço de Analytics / Medição / ROI”, “Boa criação de Conteúdos (branded content)”, “É uma agência inovadora utilizando novas mídias e canais”, “Estratégia, Planejamento e Compra de Mídia Digital” e “Resolve necessidades em Marketing de Influência”.
Na parte de Estrutura, a agência tem a liderança isolada no atributo “Agência avançada no uso da IA” e compartilha lideranças com outras agências em: “Oferece serviços integrados” e “Tem expertise em comunicação digital”. Já em Estratégia, a Jotacom lidera isoladamente no atributo: “Bom serviço de Analytics/Medição/Roi” e compartilha a liderança com outras agências em: “Tem capacidade em Data”. Em Criatividade a liderança isolada é pela “Boa em criação de conteúdos/branded content” e lideranças compartilhadas em “Criatividade original” e “Criatividade eficaz”. Já em Mídia, a operação ficou em primeiro lugar no atributo “É inovadora utilizando novas mídias e canais”. Em Serviço, a Jotacom tem lideranças compartilhadas com outras agências pelas boas avaliações de seus clientes em “É uma equipe proativa”, “conta com especialistas / técnicos digitais” e “Boa gestão de contas”. Por fim, na área de Digital, a Jotacom liderou isoladamente nos atributos “Estratégia, planejamento e compra de mídia digital” e “Resolve necessidades em marketing de influência”.
No ranking das Agências Exemplares, que considera características como Conhecimento (mercado, cliente, marca), Criatividade-ideias Inovadoras, e Proatividade na relação com seus clientes, a Jotacom foi a décima colocada entre todas as agências do setor, com crescimento muito significativo em relação a 2022. Já entre as agências digitais, ela foi a sétima colocada como Agência Exemplar. Segundo a percepção do mercado, a Jotacom ocupa a quinta posição, entre as agências digitais, no ranking global de Percepção do Mercado. Entre as agências digitais, ocupa a terceira posição no ranking de criatividade, também de acordo com o mercado. Ainda entre as digitais, a Jotacom foi uma das agências melhor percebidas pela Qualidade de Produção / Craft.
A agência teve 19 profissionais admirados pelo mercado e 18 profissionais destacados pelos clientes. “Temos um modelo ‘hands on’ baseado na presença ativa dos sócios em todas as contas, cada um na sua especialidade. Não tenho dúvida que essa proximidade e senioridade são uma clara prova do nosso compromisso e um dos principais elementos para termos os clientes mais satisfeitos do mercado”, reforça Jaderson de Alencar, vice-presidente da empresa.