A estilista Lethicia Bronstein – uma das maiores referências de moda brasileira, com uma carreira de 26 anos – acaba de estrear sua primeira websérie no YouTube. Composta por cinco episódios de dez minutos cada, Red Carpet Made in Brazil é uma produção independente que aborda temas como empreendedorismo, branding, moda, marca e desafios profissionais, buscando inspirar e capacitar aspirantes e profissionais da área.
“A ideia surgiu da vontade de dar voz à minha trajetória, além de compartilhar os desafios e aprendizados do meu caminho. Queria criar algo prático e didático para inspirar não apenas quem está na moda, mas pessoas de diversas profissões”, conta Lethicia.
Conteúdo para transformar carreiras
Destinada principalmente a estudantes de moda, estilistas, stylists e empreendedores, a websérie também tem um alcance mais amplo, dialogando com qualquer pessoa interessada em inovação, liderança e superação. “É uma forma de mostrar que, se grandes estilistas internacionais enfrentaram desafios e chegaram lá, por que nós, brasileiros, não podemos? É sobre levantar a bandeira da moda nacional e inspirar a todos”, enfatiza.
Os episódios seguem uma estrutura temática e vai ao ar no Youtube às quintas-feiras – com cortes estratégicos para Instagram e Tiktok:
- “Despertar” – sobre o que inspira a escolha de uma profissão e o início da trajetória criativa.
- “Superar suas dúvidas” – como encarar crises e transformá-las em oportunidades.
- “Conhecimento” – a importância de se manter em constante aprendizado com exemplos práticos.
- “Regressão e desafios” – a força de aprender com derrotas e voltar mais forte e preparado.
- “Maestria e legado” – transformar sonhos e desafios em uma marca de sucesso com identidade e propósito.
Um olhar crítico e inspirador sobre o mercado
Com uma abordagem direta e reflexiva, Lethicia questiona preconceitos sobre a moda brasileira e defende o reconhecimento do talento e criatividade nacionais. “Somos um dos povos mais criativos, com grande aptidão para o artesanal, mas ainda valorizamos demais o que vem de fora. Precisamos aplaudir o que temos aqui”, provoca.
Ela também destaca os bastidores da profissão, muitas vezes idealizada. “Moda não é só glamour. Ser empresário na área exige ler contratos, negociar com investidores e liderar equipes. É preciso ser mais do que criativo; é necessário ser resiliente e estratégico.”
Aos novos talentos, que estão começando no universo fashion, e pretendem empreender, Lethicia dá um conselho: “Antes de qualquer coisa, trabalhe numa empresa pequena – não num grupo grande de moda -, na qual os donos são muito próximos do negócio e te dão a oportunidade de vivenciar várias áreas: um dia na produção, outro no shooting, outro no chão de fábrica, outro no administrativo, emitindo uma nota fiscal ou até no tráfego de Instagram. Porque quando você tiver seu negócio, precisará saber de tudo isso para liderar um time bacana.”
E se no começo de sua marca, 18 anos atrás, alguém a tivesse alertado sobre os desafios de comandar um negócio de moda, Lethicia teria apreciado: “Brinco que a moda é ‘Alice no País das Maravilhas’, porque só olhamos o glamour de fora, mas por dentro é uma das profissões mais desafiadores que existe. Nunca imaginei que leria tantos contratos, que entenderia de tributário, que numa rodada de captação teria que falar com tantas mentes brilhantes das áreas mais diversas, que teria que ser vendedora, não de roupa que é o que sei fazer, mas vendedora do meu business. Isso ninguém te conta quando você vai abrir sua marca, por isso decidi contar nessa websérie”.
Uma oportunidade para democratizar o conhecimento
A websérie representa mais que um projeto audiovisual para Lethicia; é um legado. “Já deixei minha marca na moda brasileira, agora quero deixar um legado de conhecimento. Quero mostrar ao mundo o potencial do Brasil e democratizar a moda, levando-a a outros nichos e possibilidades.”
Disponível no YouTube, a websérie “Red Carpet Made in Brazil” promete ser um marco na construção de um diálogo mais aberto e inspirador sobre o empreendedorismo e a moda nacional.