O Enjoei, maior marketplace de itens usados do país, comemora o sucesso do projeto lojinhas das celebridades. Pioneiro na moda second hand no Brasil, o Enjoei foi o primeiro e-commerce a convidar famosos a venderem seus desapegos na internet. Desde 2014, a iniciativa vem sendo aprimorada e completa neste ano sua primeira década com um marco de sucesso: mais de 150 mil itens vendidos.
Entre personalidades como Sabrina Sato, Gio Ewbank, Bruno Gagliasso, Jade Picon, Thassia Naves e Juliana Paes, entre outros artistas, influenciadores, celebridades e jornalistas admirados pelos brasileiros já colocaram seus desapegos no Enjoei para serem arrematados pelo público. Atualmente existem mais de 250 lojas de celebridades ativas na plataforma. Em 2023 o Enjoei conquistou um crescimento de 139% em comparação ao ano anterior, de 162 lojinhas em 2022 para 226 lojinhas em 2023.
Carolina Dieckmann, Maria Rita, Fafá de Belém, Gio Ewbank e Bruno Gagliasso são celebridades que tiveram suas lojinhas recém-adicionadas à plataforma, que recebe lançamentos diários nas lojinhas das celebridades. “A Anitta vendeu um sutiã que pisca, peça de show! O Zeca Pagodinho vendeu suas camisas floridas, Gilberto Gil vendeu ternos chiquissímos. São muitas peças, mais de 150 mil produtos vendidos.” Complementa Ludmila Brait, responsável por projetos especiais e relacionamento no Enjoei.
Thassia Naves é considerada um fenômeno de vendas, sua lojinha no Enjoei tem 17 mil seguidores e já vendeu mais de seis mil e quinhentos itens. Em seu último bazar, ela arrecadou mais de R$500.000,00 em menos de 24h. Sobre o sucesso de suas vendas, ela atribui a uma curadoria cheia de itens de moda, e marcas queridas pelas brasileiras. — “Além de adorar quando as seguidoras compram peças especiais, eu sempre reverto a renda dos bazares para a Casa do Menor, ajudando a manter a instituição e garantir um futuro melhor para crianças em situação de rua” completa Thassia.
A estratégia de criar as lojinhas das celebridades visa trazer novos consumidores para a plataforma, atraídos pelos itens das grandes personalidades e acabam descobrindo todo o potencial do Enjoei, e assim começam comprar e vender seus itens. Desde que foi criado em 2009, o Enjoei busca ressignificar a venda e compra de itens de segunda mão, provando que a experiência de compra de um item usado tem o potencial de ser sustentável e também memorável. Dessa forma, a plataforma estende a vida útil de produtos que seriam descartados, fazendo com que peças especiais cheguem às mãos de consumidores conscientes e responsáveis, que praticam um consumo ético sem deixar de estar antenados às últimas tendências de moda.