Investimento em licenciamento de produtos é a estratégia adotada para driblar a retirada de monetização dos canais Kids no Youtube
Nenhum outro brinquedo vendeu mais do que o boneco do Luccas Neto no último mês agosto no Brasil. Sonho de consumo das crianças, o boneco de 30 cm é fabricado pela Novabrink e pode ser encontrado em todas as lojas de brinquedos custando em média R$149 conforme aponta um levantamento do instituto de pesquisa mercadológica The NPD Group ( www.npd.com ). Fenômeno, o estudo ainda aponta que entre 2018 e agosto deste ano 200 mil itens com a marca Luccas Neto (são 11 brinquedos diferentes até então) foram vendidos no Brasil.
Irmão mais novo de Felipe Neto, dono do 5º maior canal do mundo no Youtube, Luccas Neto se especializou no universo infantil e tem como meta ser o “rei dos baixinhos” desta geração. Se em um primeiro momento parece uma meta ousada, os números do youtuber logo provam que não.
Em seu canal, onde ele conta histórias e cria brincadeiras fantasiado de príncipe ou qualquer outro dos 39 personagens criados por ele, o contador de inscritos mostra 23 milhões de pessoas e em média 30 mil novas inscrições são feitas diariamente. Em visualizações o número chega a impressionantes 6 bilhões. O público alvo são crianças a partir de 2 anos que o amam.
Ao apostar em licenciamento de jogos e quebra-cabeças, brinquedos pré-escolares, externos e esportivos, o youtuber também se antecipou a uma decisão da plataforma que a partir do próximo ano retirará a monetização de todo o conteúdo Kids. Em um universo de 23 milhões de inscritos e 6 bilhões de visualizações pode-se imaginar o quanto de faturamento o canal do Luccas Neto perderá com essa decisão. Porém, com o uso de licenciamento de produtos, a renda está garantida como bem explicou via twitter, Felipe Neto, irmão e percursor de Luccas no Youtube.
Ainda segundo levantamento da The NPD Group, a propriedade Luccas Neto, atingiu em agosto a 4ª colocação no ranking das maiores propriedades do mercado, disputado por marcas e licenças consagradas como Barbie, Marvel e Hot Wheels que são as três maiores.
Licenciamento de brinquedos em alta — O estudo da The NPD ainda mostra que a dinâmica do mercado depende de licenças fortes, lançamento de filmes, novos produtos e inovação. Neste mercado ganha quem souber aproveitar as oportunidades.
O mercado de brinquedos como um todo cresceu 3% de janeiro a junho de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018, movimentando R$1,348 milhões.
O mercado de figuras de ação cresceu 18% (comparação feita entre janeiro a julho 2019 com mesmo período de 2018), puxado por filmes como Avengers e Toy Story e também com brinquedos de combate, como Beyblade (empresa Hasbro) e Infinity Nado (empresa Candide). O mercado de jogos e quebra-cabeça cresceu 21% puxado pelas cartas estratégicas de Pokémon, vendidos pela Copag. A categoria slimes quase quintuplicou seu tamanho desde 2018 (crescimento de 386% em comparação janeiro a junho de 2018). Se fosse considerada uma propriedade, já estaria entre as 15 maiores no acumulado do ano.
SOBRE O NPD GROUP (www.npd.com)
O The NPD Group é uma empresa de pesquisa de mercado criada em 1966 em Port Washington, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e opera em 21 países com 25 filiais nas Américas, Europa e Ásia. Mantém um portfólio de 2 mil empresas em todo o mundo que utilizam os seus dados e estatísticas em mais de 20 setores da indústria e do varejo para medirem, preverem e melhorarem o desempenho de seus negócios. Anualmente mais de 12 milhões de consumidores são entrevistados e mais de 300 mil lojas de varejo monitoradas globalmente. O grupo ainda oferece serviços de monitoramento de consumidores e vendas, relatórios especiais, soluções analíticas e de consultoria. No Brasil atua com operação própria desde 2016.