O e-commerce Doce Beleza, que atua no mercado de cosméticos desde 2007, passou por uma transformação no marketing digital em 2023. Com a parceria da agência Yooper, novas estratégias foram implementadas e o resultado foi um crescimento de 45% no faturamento proveniente do Google no segundo trimestre, em comparação ao primeiro, além de diversos aumentos nas vendas de marcas específicas.
A geração de receita era um dos principais objetivos da mudança, bem como o fortalecimento da marca. “O desafio de escalar vendas e gerar visibilidade não é fácil, mas este é um segmento muito forte e sabíamos que havia potencial. Afinal, o Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo”, comenta Fernanda Xavier, coordenadora da conta na Yooper. A informação citada está presente em um levantamento da Euromonitor International.
A jornada definida para alcançar os resultados esperados foi o uso das campanhas de PMax (Performance Max) do Google. “Entendendo as dores e oportunidades da Doce Beleza, nosso time de mídias viu um potencial no recurso PMax. O raciocínio foi simples: ao perceber que todo o fluxo de investimento, receita, cliques e afins estava centralizado em uma única campanha, o time responsável pela operação propôs a criação de campanhas PMax divididas em marcas mais vendidas no site e marcas menos vendidas. Isso permitiu dar maior destaque quando necessário e a conta passou a ter uma distribuição mais assertiva do investimento”, explica Fernanda.
Com os anúncios impactando pessoas que buscavam por marcas específicas, as vendas segmentadas cresceram. As principais linhas atingidas foram:
- L’Oréal, com aumento de 344,09%
- Cadiveu, com aumento de 191,47%
- Progressivas, com aumento de 169,21%
- Wella, com aumento de 90,56%
- Truss, com aumento de 83,05%
Todos esses avanços resultaram no aumento geral de 45% da receita digital. Matheus Henrique, CEO da Doce Beleza, afirma que a novidade fez a diferença para o e-commerce: “Antes das quebras de campanhas por marcas, as estratégias de curto prazo não tinham tanta ênfase e não estavam performando tão bem. Após as mudanças propostas pela Yooper, pudemos direcionar melhor as promoções que conseguimos através de negociações com as marcas, aumentando o giro, o retorno sobre o investimento (ROI) e, consequentemente, o faturamento”, apontou.
A meta da agência é seguir na busca de mais crescimento por meio da parceria harmoniosa com o e-commerce. Do lado da Doce Beleza, o impacto da nova estratégia continua sendo sentido: “Hoje, quando surge uma oportunidade para ações de curto prazo, já sei como planejar tanto a negociação de valores quanto o prazo, para garantir que o fluxo de caixa permaneça estável”, conclui Matheus.