A concorrência por atenção é maior a cada dia e é impressionante como o Marketing Sensorial consegue criar um diferencial para sua marca e atrair as pessoas da forma emocional. O Marketing Sensorial é uma estratégia de marketing que faz uso dos cinco sentidos do corpo humano: tato, olfato, paladar, visão e audição para criar experiências sensoriais que vão gerar vínculos emocionais com seu público e fidelização de seus clientes.
Mas é importante ter em mente que não é qualquer aroma, sabor ou música escolhida de forma aleatória que ira efetivamente trazer benefícios para sua marca.Mas sim a criação de uma identidade sensorial personalizada baseada em um planejamento correto que não se perca da essência da marca. Os sentidos podem ser explorados de forma isolada ou em ações multissensoriais. Vamos conhecer um pouco mais deles:
Visão: Somos seres visuais. É um fato. E tanto no ambiente físico como no digital é importantíssimo ter uma identidade visual atraente e personalizada. E que traduza o propósito da sua marca através de cores, texturas, produtos, fontes e formas.
Tato: O tato pode ser um diferencial tanto nos produtos físicos como também no mobiliário usado no local. Nas redes sociais pode ser “sentido” através de detalhes e fotos e vídeos de qualidade que transmitam sensações direcionadas ao objetivo da estratégia de marca.
Olfato: O cheiro com certeza é um dos sentidos que mais nos faz lembrar algo que gostamos muito, mas também do que nos causa repulsa. Por isso é tão importante o cuidado na escolha do cheiro de sua marca, produto ou serviço.
Paladar: O paladar não precisa ser somente valorizado em um negócio relacionado à culinária.Incluir alimentos personalizados no envio de seus produtos ou servir chás, sucos e cafés em lojas físicas de uma maneira diferenciada são maneiras de usar este sentido para gerar conexão. Mas é importante sempre buscar algo personalizado na apresentação para fugir do obvio.
Audição: A música tem um grande impacto na nossa memória e na decisão de permanecer ou não por mais tempo em um local. Isso porque a música mexe com as emoções e desperta sensações a ponto de mudar o humor das pessoas. O tom e o volume de voz com que você se comunica também vão definir se haverá conexão com sua identidade sonora de marca.
Se você ainda está ignorando a importância dos sentidos na forma como seu produto ou serviço é lembrado saiba que seu cliente não ignora nunca. Embora às vezes, nem ele mesmo perceba, as sensações despertadas vão fazer a diferença na escolha final de compra.
Alessandra Flores @alessa.brand
Especialista em branding sensorial e experiência de marca.