O Google Display Network (GDN) é uma poderosa ferramenta de publicidade online que oferece um amplo alcance e oportunidades de segmentação para os anunciantes, o que é benéfico para aumentar a visibilidade da marca e o engajamento com a audiência.
Conhecido também como Rede de Display, o GDN permite a veiculação dos anúncios do Google Ads em sites e aplicativos que tenham certa relação com o público-alvo da empresa.
Organizei algumas informações sobre as melhores práticas para se aprofundar no Google Display Network, com foco em aumentar a visibilidade e o engajamento dos anúncios. Acompanhe todos os detalhes a seguir.
Como se dividem anúncios no Google Display Network?
Os formatos dos anúncios podem variar bastante no Google Display Network, mas alguns deles se destacam mais por conta da sua eficiência na conversão.
Imagem
A verdade é que o anúncio em formato de imagem é o mais comum na Rede de Display e aparece em diferentes áreas de um site.
Costumam ser vistos sob a forma de um banner no topo da página, mas também são usados na área lateral e no meio de um conteúdo.
Vídeo
Por ser uma propriedade do Google, o YouTube é a plataforma queridinha para veicular anúncios em vídeo da Rede de Display.
O mais comum é ver esses anúncios do Google Ads como um banner na barra lateral dos vídeos relacionados, ao longo da reprodução de um vídeo e na página inicial do YouTube, como o primeiro vídeo que aparece.
Mídia rica
Na mídia rica, os anúncios do Google Ads abusam da criatividade porque podem ser feitos em diversos formatos.
Aliás, você já deve ter visto anúncios como um carrossel, que permitem o avanço das imagens e vídeos, ou até como uma animação, onde algum elemento gráfico se mexe no anúncio (geralmente o texto da Call to Action).
Texto
O anúncio mais básico, mas não menos eficiente do Google Display Network é aquele feito somente com texto.
Normalmente, se vê esse anúncio na lateral do site e com um título e poucas linhas de descrição, justamente para chamar a atenção do leitor e fazer ele clicar.
As campanhas de anúncios no Google Display Network
O Google Display Network admite a criação de campanhas de anúncios com diversos objetivos, mas eu destaco agora os três principais e que são utilizados por inúmeros anunciantes.
Segmentação
No Google Display Network, você pode direcionar os anúncios diretamente para o seu público-alvo e especificamente em sites e aplicativos que você julgar interessantes.
Para a segmentação, são utilizadas as particularidades da persona ideal para o seu negócio. Idade, sexo, classe social, comportamentos de compra, dentre várias outras.
Assim, é possível usar os filtros da Rede de Display e veicular a sua campanha exclusivamente para quem você deseja se comunicar.
Sites relacionados
Uma das campanhas mais interessantes de ser feita no Google Display Network é a de sites relacionados, onde você cria um anúncio e direciona ele para os sites semelhantes ao seu.
Como a ideia é alcançar um público que se interessa pelos seus produtos e serviços, a campanha de anúncios será veiculada em sites onde a audiência procure por soluções que você proporciona.
Remarketing
As campanhas de anúncios de remarketing são ideais para atingir aquele público que já se engajou com os produtos ou serviços da sua marca, mas que não completou nenhuma ação anteriormente.
Aqui, a intenção é que o usuário seja convertido ao longo das vezes em que o anúncio for exibido, já que a tendência é que vai se lembrar do produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Leia este artigo também: Alcançando o Máximo ROI: Como Implementar Estratégias de Lances Automatizados no Google Ads
Criação de anúncios atraentes para impulsionar a visibilidade e o engajamento da sua empresa
Eu garanto a você que a criação de anúncios atraentes faz toda a diferença para estimular o engajamento do seu público e aumentar a visibilidade da sua empresa. Aqui estão algumas práticas recomendadas para criar anúncios eficazes na Rede de Display:
Use imagens e vídeos e chamativos
As imagens e os vídeos são elementos importantíssimos no GDN e você deve produzir esses formatos com alta qualidade para que sejam relevantes ao seu produto ou serviço e captem a atenção do público.
Evite imagens e vídeos genéricos demais e prefira aqueles que transmitam a sua proposta única de valor.
Mensagem clara e concisa
Os anúncios devem comunicar claramente o valor e a oferta da sua marca. Então, utilize um texto convincente, com uma chamada para ação clara e direta, e destaque os benefícios do seu produto ou serviço para atrair o interesse do público.
Teste e otimize
Não fique satisfeito com apenas um conjunto de anúncios. Faça testes A/B com diferentes variações de imagens, vídeos, textos e chamadas à ação para descobrir quais combinações têm o melhor desempenho. Analise os resultados e otimize continuamente os seus anúncios para maximizar o engajamento.
Otimização contínua para obter resultados melhores no Google Display Network
Quero lembrar você que a otimização contínua é essencial para melhorar constantemente o desempenho da sua campanha no Google Display Network. Confira algumas práticas que eu recomendo para ter resultados melhores na Rede de Display.
Acompanhe as métricas relevantes
Monitore regularmente as métricas importantes, como impressões, cliques, taxa de cliques (CTR) e taxa de conversão. Analise esses dados para identificar oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia da campanha de anúncio de acordo.
Exclua sites não relevantes
Verifique os sites em que seus anúncios são exibidos e exclua aqueles que não são relevantes para o seu público-alvo. Isso vai ajudar a direcionar o seu investimento para os sites que têm maior probabilidade de gerar engajamento.
Produza anúncios responsivos para otimizar a exibição em dispositivos móveis
Com o crescimento constante do uso de dispositivos móveis, é válido garantir que seus anúncios sejam exibidos de forma otimizada nesses dispositivos. Os anúncios responsivos são uma solução eficaz para atingir esse objetivo por meio de criativos variados.
Conclusão
O Google Display Network oferece um mundo de oportunidades para aumentar a visibilidade da marca e o engajamento do público-alvo.
Com as melhores práticas que mencionei neste conteúdo, você poderá aproveitar ao máximo essa plataforma de publicidade online.
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